Aulas de química. A descoberta do ovo.

quinta-feira, 31 de julho de 2008

Ontem, fiz minha receita de bolinhos de chuva, só que eu não tinha ovo. E aí resolvi seguir a idéia maluca de um professor Pardal que tive na universidade, a milhões de anos no túnel do tempo. A tese do bonitão era que se você não come ovos pode substituir um ovo por uma banana em suas receitas. Testei. E não passou. Pelo menos para o bolinho de chuva a nota foi -5. Na hora de fritar os bolinhos ficavam lindos. Porém ao comer percebi. Era igual uma esponja, sugou toda o óleo. E olha que eu escorri, escorri, espremi e quase liguei o secador de cabelo ou pus na secadora de roupas que nem tenho para dar uma secadinha na esponjinha sugadora de óleo, digo bolinho. Ficou incomível. Se meu cachorro fosse ainda vivo e alguém tentasse dar a ele ia passar umas três horas escondido sob o sofá. Ficou definitivamente uma droga. E a medida que eu fritava, mesmo ao escorrer o óleo na própria panela, o óleo diminuía. E olha que dobrei a quantidade de farinha para compensar a falta do ovo.

Resumindo o ovo serve para dar liga a massa, aquela história de ligar os atomoszinhos e reduzir, ou barrar, a absorção da gordura. Ovo tem muiita proteína. E a banana tem muita vitamina. E vitamina precisa de gordura para ser sintetizada. Xiiii que onda... já perceberam que o bolo de banana, assado, é um pouquinho oleoso? Vou testar agora nos assados.

Falando em receitas sem ovo, tenho um colega de curso de alemão que é Polonês, e a mãe dele faz um Tiramisu maravilhoso. Sem ovos. E claro eu to correndo atrás dessa receita. Pois tem uma lenda que diz que ovos na Austria costumam ser perigosos, por causa da salmonela, mas não sei se é verdade. Claro esse papo de ovinho de galinha feliz criada solta e fazendo seu próprio ninho, além do que mais quiser, na minha alma de brasileira industrializada, não cola. Galinha tem que ter limite. A Ana diz que uma galinha precisa de 30m² para ser feliz. O apartamento que moro em aqui na Áustria tem 42m² e moro junto com Franz. Pensem!... Acho que alguém vai ter que mudar...As galinhas não são o animal mais inteligente do mundo. Eu acho que são meio burrinhas. Tem aquela teoria do filme "a fuga das galinhas", o que acaba de me dar uma idéia para o fim de semana.

Mas voltando... Eu acho que animais como bois e vacas criados com hormônios e muito antibiótico são perigosos. Mas eu acho que comprar um frango congelado com gripe(o frango) não deve ser legal. Nem para a gente nem para o frango. Aqui eu recebo uns ovos que sogrinha ganha, os quais sempre lavo antes. Eles são das galinhas felizes da granja perto do curral dos cavalos dela. Sem contar a história dos ovos cozidos para Páscoa que começam a ser vendidos já no Dia de Reis. Conta a lenda que ovos cozidos duram mais. Mas isso é outra história...

Conclusão para os mais impacientes com o meu texto. Fritura sem ovos não funciona.

0 comentarios: