Chanclich do Beiras...

domingo, 20 de julho de 2008

Para quem não conhece Beirute é um bar de em Brasília. Embora eu seja carioca morei 30 anos por lá com meus pais e sozinha. Eu adoro a cidadezinha. No Beira eles servem quibes, esfirras, tabules e kaftas e comidas do gênero que nunca consigo diferenciar se sírio ou arábe ou ainda libanes. Desde os anos 60 ele mora na 109 sul que é onde as tribos, os intelectuais, os jovens descolados, os porra loucas, os funcionários públicos, os bêbados conhecidos, os jornalistas e os bancários, enfim todos se reúnem! E em dias determinados. Todos passamos por uma fase de Beiras todo dia ou toda sexta-feira antes da balada ou aos sábados depois do cinema, no domingo para o almoço, ou qualquer dia para jogar convesa fora. No meu tempo balada nem era chamada de balada. Bem, todo mundo freqüenta ou já frequentou. Meu forte era beber uma soda limonada com muito gelo e limão na porta para não pagar mico frente aos descolados e porra locas que achava que eu bebia e não caía. Mas eu não bebo nem ponche de Natal, pois acredito que tenho intolerância em casos de ingestão de alcool. Se é verdade ou não, não sei...mas aos primeiros sinais eu parei de beber. Talvez fosse só um pilequinho. Mas eu prefiro a minha sanidade e a segurança de chegar em casa em segurança. Ou deixar os bebinhos em casa para não tropeçarem no caminho. Mas vou parar por aqui e deixar logo a receita do meu prato favorito. O Chanclich que é feito com um queijo especial, de cabra, que para mim parece mais uma ricota gorda e bem salgada.


Chanclich


Ingredientes
200gr. de ricota
1 colher de café de sal
1/2 cebola picada
1 colher de café de pimenta do reino

Preparo

Amasse a riconta e misture o sal e a cebola picada e a pimenta do reino e faça uma bolinha. Sirva como aperitivo com pão sírio e rabanete picado ou pepino, e muita conversa para jogar fora. Se quiser sirva cebola em cubos, a parte, juntamento com o rabanete e o pepino.

O Carrefour vende as bolinhas de chanclich já prontas na seção de queijos juntos com os queijos especiais na queijaria. Costumava custar uns R$5,00 mas como já to fora ha algum tempo já deve estar uns 8 ou 10 reais.

Para quem mora nas Zoropa, pode comprar no mercado o queijo de cabra em pacotinhos quadrados parece uma ricota, mas não é. E na hora de bater dispense o sal.

Eu costumo triturar a cebola com o queijo, nesse caso tem que ficar uma hora na geladeria pois a cebola fica amargando até gelar. Uma hora depois ela está ótima.

0 comentarios: