Couve-flor Alho e Oleo

domingo, 27 de julho de 2008

Foto By LuLu na Italia
1 couve-flor pequena (para duas pessoas)
1 col (sopa) de sal
1 tablete de caldo de legumes
1 col (cha) de vinagre
1 col (sopa) de manteiga/margarina
6 dentes de alho cortados em rodelas
1 pitada de pimenta do reino.
4 col (sopa) de queijo parmesao ralado

1- Separe os maços de flor da couve e cozinhe em uma panela grande com bastante agua, o caldo de legumes, o sal e o vinagre. No maximo 10 minutos pra ela nao ficar muito mole. Escorra e reserve.
2- Numa frigideira grande derreta a manteiga e de uma fritadinha no alho. Até começar dourar.
3- Acrescente a couve-flor e mexa com cuidado pra nao despedaçar. Salpique a pimenta do reino. Refoge uns 2 minutos pra pegar o sabor do alho.
4- Despeje o queijo ralado e de uma ultima mexida sò pra misturar com o queijo. Tampe, desligue o fogo e espere uns 2 minutos para o queijo derreter. Sirva quente.


Dica: Se quiser pode gratinar no forno também. Basta colocar numa forma refrataria, despejar o queijo por cima e levar ao forno preaquecido (150°C) até o queijo derreter.

4 comentarios:

Luciana Paz disse...

Oi Ló, esta é minha primeira vez no blog e adorei tudo!! Fiquei animada a passar umas receitinhas para vocês! Eu adoro cozinhar mas minha preferência são pratos rápidos, que é para ter mais tempo para curtir os sabores e amigos! Segue então uma das minhas receitinhas favoritas:

SOPA DE ALHO PORÓ

2 alhos porós grandes (ou 3 médios)
3 batatas médias
1 cebola
1 tablete de caldo de galinha
Sal a gosto

Modo de Fazer

Coloque os ingredientes picados e o caldo de galinha em uma panela e cubra com água. Cozinhe até os ingredites ficarem macios. Triture tudo no liquidificador, inclusive a água do cozimento, e volte para a panela. Na hora de servir, esquente a sopa e corrija o sal se for necessário. Para uma versão mais calórica, pode-se acrescentar uma lata de creme de leite depois da sopa triturada no liquidificador e aquecida - fica divino!!

Bom, não sei escrever receitas direito, mas acho que deu para colocar o básico! Qualquer dúvida, é só entrar em contato!!

Beijinhos,
Luciana Paz

PS: Legal "encontrar" a Gisele aqui!! Nós estudamos juntas no Marista, hoje moro no Rio.

Anônimo disse...

Bellissimo blog gioia...continua... Ti amo... Ernesto

Malu!!!! disse...

Ola Gi , bem interessante o blog...ainda mais que eu nao sei cozinhar nada ...tirando o monte de cebola e aalho que vc usa vou tentar me aventurar ....quem sabe no meu primeiro macarrao hehehe ensina tbem a fritar ovo e outras coisas do dia a dia , mas receitas bem detalhadas pra tonta aqui heheheh beijos
Malu

LINDA COELLI disse...

Gisele, assim vc acaba comigo!!! =)
hj fiz essa receita do Couve-Flor... aiiiiiii que coisa maravilhosa!

Nunca comi um couve-flor tão gostoso em toda minha vida! Bom demais! Virei fã!

Aproveitei pra colocar por cima um queio ralado no ralo grosso e levei pra gratinar no forno por 5 minutos... O queijo derreteu e ficou aqueeeeeeela coisa, né???

Aprovadíssimo aqui em casa!
bj