Salada de Laranja

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Falando um pouco da Itália, me recordo da primeira vez que vim aqui. Meu marido, ou melhor, meu noivo na época, meus sogros, sua familia e amigos adoravam me fazer provar coisas novas e tipicas da Sicilia, a região onde moro. Fiquei aqui por tres meses e entao, imagina, experimentei de tudo! Massas, salgados, carnes, peixes, doces, frutas.. provava tudo com um olhar novo, um sabor de aventura, curiosidade pueril e muito prazer.

Das coisas mais particulares que provei destaco: as laranjas sanguineas. Arance sanguinelle como se diz em italiano. Poisé as "tais" laranjas nos foram orgulhosamente presenteadas numa caixa grande, dada pelos sogros que, ao descobrirem que eu amo frutas e que, principalmente, eu adoro suco de fruta natural pela manha, nos surpreendiam com alguma novidade a cada tres dias. Na caixa eram lindas, enormes, todas de um alaranjado escuro como eu jamais havia visto! Na manha seguinte, como de costume, acordo bem cedo e começo, feliz, a preparar meu café da manha. Decido comer torradas com geleia, ovos mexidos acompanhados de suco de laranja. Laranjas fresquinhas dos sogros, penso. Lavo algumas, escolho as de cor mais forte. Pego o espremedor e com tudo pronto, corto a primeira... Mamma mia! Que coisa estranha era aquela?!?! Era de uma cor vinho bem escuro por dentro! Achei que estivesse estragada! Corto mais uma e era ainda mais estranha, mais escura!!! Outra.. e a mesma estòria!! Que doença será essa?? Fiquei tao impressionada que fui acordar meu noivo pra perguntar o que era aquilo! Ele, meio tonto de sono, morrendo de rir de mim respondeu: sao assim mesmo.. hahahaha!.. sao laranjas sanguineas!!! Até hoje ele me sacaneia e reconta esse dia com muitas gargalhadas lembrando da minha cara de apavorada! Bom, passado o susto, tudo esclarecido, suco espremido, saboreio algo deliciosamente doce, com um misto de azedo suave, numa cor rosa forte de suco de morango e que lembra, mesmo, um dos meus prediletos: morango com laranja. Virei fan!
- Fotos By LuLu na Italia -

Usando as sanguinellas aprendi com a minha sogra a fazer uma salada, tipicamente siciliana, que acredito que vá bem com qualquer laranja, então, passo a receita de hoje, com tradução abaixo, atendendo a pedidos.

6 laranjas sanguineas ou outra de consistencia firme (para 4 pessoas)
2 arenques defumados
2 cebolinhas novas
1 maço pequeno de salsinha
Oleo de oliva extra virgem
Sal e pimenta do reino branca

1- Descasque as laranjas e corte em cubos.
2- Tire as sementes, e coloque as laranjas numa saladeira.
3- Acrescente o arenque ligeiramente rasgado, tempere com oleo, sal e a pimenta.
4- Corte as cebolinhas em tiras fininhas, adicione à salada.
5- Por ultimo a salsa picadinha.


6 arance sanguinelle o tarocchi (per 4 persone)

2 aringhe affumicate
2 cipolline scalogne nuove
1 mazzetto di prezzemolo
olio d'oliva extravergine
sale e pepe bianco

1- Sbucciate e tagliate le arance a tocchetti o spicchi.
2- Eliminate gli semi e sistematele in una insalatiera.

3- Aggiungete le aringhe sminuzzate e condite con olio, sale e pepe.
4- Tagliate le cipolline a listarelle sottili e aggiungetele nell'insalatiera.
5- Alla fine guarnire con una spolverata di prezzemolo.

0 comentarios: