Omele do Salmãozinho camarada

terça-feira, 29 de julho de 2008


Hoje quem chegou das compras e foi salvar a geladeira fui eu. A gente sempre compra uns filés de Salmao, já cortado, em uma embalagem de conserva. Uma das coisas austríacas que no Brasil nunca vi nem em delicatesse de importados. Não em Brasília. Ele ja vem temperadinho e em mais ou menos 15 filezinho finíssimos. Ótimos também para sanduíches.
Então, resolvi fazer um omelete com o que tinha na geladeira.

4 ovos
4 filézinhos de salmao defumado ou um filé cortado em cubinhos
1 cebola
2 dentinhos de alho
1/2 pimentão vermelho
pimenta calabresa
sal
oregano
salsa e cebolinha desidratadas

Pegue uma frigideira teflon se vc tiver e de uma grelhadinha no salmão. Não precisa de oleo. Bata os ovos para o omelete. Eu normalmente bato primeiro as clara em neve, quer dizer, até chegar a uma espuma firme que ao virar nao entorna da colher. Quase igual espuma de barbear. Em seguida coloque as gemas, e logo após os ingredientes leves, sal, pimenta calabresa, o oregano, a salsa e a cebolinha. Unte a sua frigideira, mesmo que seja teflon, com azeite de oliva e em seguida coloque no fogo. Despeje o a espuma dos ovos batidos na frigideira e vá enfeitando com a cebola picada, o oregano e os pedaços de salmão. O cozimento é em fogo baixo, para não queimar. E para virar espere até o omelete começar a soltar as bordas.


Dicas

.Eu geralmente uso uma esponjinha, ou um pedaço de esponja, que reservo somente para untar. Lave bem e deixe secar, antes de usar pela primeira vez.
.Para virar o omelete espere até ele ficar bem durinho por baixo. Para saber verifique se começa a fazer furos de ar na parte que ainda está crua. E aí teste as bordas e tente enfiar a espátula por baixo. Se ele suportar é por que já pode virar. Não tente fazer como os cozinheiros, jogando o omelete para o alto, nem sempre dá certo. Use um prato raso do tamanho da frigideira ou mesmo uma tampa. Tampe o omelete com o prato e em seguida vire a frigideira sobre ele. Para por devolta a frigideira, escorregue o omelete, sempre com a parte crua para baixo ou, use o mesmo procedimento com uma tampa e depois cubra a parte crua do omelete com a frigideira.
.Ou simplemente não vire espere ele cozinhar inteiro com o fogo baixo, chacoalhando de vez em quando para não queimar.

0 comentarios: