Açúcar de Baunilha

sábado, 27 de setembro de 2008

Outro dia eu falei aqui do Vanille Zucker que se compra aqui na Áustria já misturadinho. Pois é, eu achei uma receita desse açúcar.

Pra quem não sabe a Baunilha é uma orquídea de flores pequeninas, os bulbos dessa orquídea são compridos e lembram uma vagem, mas é desse bulbo que se extrai a polpa que tem um aroma maravilhoso e que dá sabor aos alimentos. É possível achar as essencias de baunilha artificiais, mas estas são uma vaga lembrança do aroma e sabor da baunilha verdadeira.

Ingredientes
1kg de açúcar
4 favas de baunilha

Preparo
Triture as favas em um processador ( mixer ou liquificador). Raspe as laterais e triture novamente. Adicione o açúcar e bata novamente. Peneire a mistura em uma tijela. Se sobrarem pedacinhos coloque de volta ao processe novamente. Peneire essa mistura em uma tigela,a mistura terá uma coloração cinzenta ou bege.Guarde em um recipiente bem fechado, como aqueles vidros de tampa hermética com borracha no meio.

Dicas:
1 - Para quem não quer ter todo este trabalho, acrescente uma fava aberta a 250gr de açúcar em um recipiente bem fechado por pelo menos uma semana. O sabor do açucar não será tão forte.
2 - Quem mora em São Paulo encontrará as favas da baunilha no mercado municipal. Em Brasília possívelmente será encontrada no mercado La Palma, ou nas mercerias de asiáticos que poderão ser também encomendada.
3 - Compre sempre as favas da baunilha embaladas a vácuo ou com em tubos de vidro.

Para um resultado mais sutil, simplesmente deixe as favas com o açúcar, dentro do recipiente hermético durante uns 15 dias pelo menos. Use para adoçar suco, cafés, chás, fazer doces etc...

4 comentarios:

LuLu disse...

Adorei a receita, Gi!!!
Comprei a baunilha essa semana. Vem 2 favas, vou fazer com uma, como vc sugere!
Depois, com esse friozinho que tà fazendo, vou fazer chocolante quente e experimentar o açucar baunilhado!!!
Hummmmm...

Gisele Moura disse...

Então, achei um vanillezucker hoje, que era assim meio bege com pontinhos pretos.
Então acho que provavelmente vc acha ele já prontinho ai na itália. Pergunte a sua sogra. Ou pesquise perto dos fermentos, e das essencias é por onde fica aqui. Beijos.

Gisele Moura disse...

Então achei um outro açúcar com selo da fair trade, talvez voce ache ele por aí na Itália. http://www.fairtrade.at/?thema=gastronomie&zo=produkte_detail&nr=7564&th=Zucker/Honig/Aufstriche

Anônimo disse...

Comprei hoje, Gi! Vou fazer um bolo essa semana com ele.
Obrigada pela atençao.
Beijo.