Pão de batata da minha mãe, massa básica para pãezinhos recheados

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Mamãe me mandou enfim a receita do pão de batata que ela fazia na nossa infância tão bem e uma das poucas coisas que ela ainda faz. E chama de pão de minuto. Mas demora um pouquinho, mas fica delicioso e essa massa ela usa para todos os pães que faz.

Ingredientes

4 batatas média cozidas e amassadas
500gr de farinha de trigo
2 ovos inteiros
1 gema de ovo
1 copo de leite quente
30 g de fermento biológico, ou um sachet de fermento para pão
1 colher de café
1/2 colherinha de café, de sal
2 colheres de sopa de margarina

Preparo.
Em uma tigela, ou sobre uma superfície limpa, como o mármore da pia, coloque as batatas amassadas e coloque a metade da farinha de trigo, faça um abertura no meio. Coloque os ovos, as duas colheres de açúcar e o sal, misture estes ingredientes com as mãos. Quandoe este ingredientes estiverem todos amassados dilua o fermento no leite e vá colocando aos poucos a massa. A medida que vái colocando o leite vá sovando a massa e misturando aos poucos o restante da farinha de trigo. Até que todo o leite esteja misturado a massa. E por fim misture a farinha de trigo até que a massa não grude mais nas mãos. Sove a massa por mais dez minutos, quer dizer amasse e dobre sobre si mesma, e amasse novamente sobre o mármore várias vezes. E deixe a massa coberta para fermentar. Aguarde até que a massa esteja bem crescida, unte uma assadeira, faça bolas com a massa e coloque sobre a assadeira, pincelando com gema de ovo. Asse até que estejam douradas.

Dicas.
Experimente rechear com queijo mussarela tomate picado cebola e orégano.

2 comentarios:

Anônimo disse...

Oii Gisele,
Gostei muito dessa receita, irei fazer com certeza.
Se vc tiver alguma receita de muffins eu agradeceria muitooo, estou louca para fazer para meu filho.
Adoro cozinhar e seu blog esta otimo para quem quer fazer uma comidinha facil e gostosa,
Abracos e parabens !

Gisele Moura disse...

Flavia eu tenho uma receita de muffin sim. Essa minha receita tem uns 15 anos e é maravilhosa. Obrigada pela presenca em nosso blog.Beijos.