Geleia de Ameixa com Pimenta calabresa

domingo, 5 de outubro de 2008

Ontem estive na "Longa noite dos museus", aqui em Viena,é um evento existente em toda a Áustria. Nesse evento a maioria dos museus é aberta a partir da seis horas da tarde até a uma da manhã. Com um único bilhete é possível visitar todos os museus da lista. Muito interessaante. Em alguns museus petisco para degustar, e uma dessas coisinhas me veio a inpiração dessa receita que fiz. Era uma geléia de Marille com pimenta... Maravilhosa!!!

Mas como não comprei fiz uma geléia da única coisa que eu tinha em casa,Zwetschken, que é uma ameixa oval, não muito doce. Mas para que não tiver essa ameixa pode usar qualquer tipo de ameixa que dá certo. O gosto ficou especial, pelo menos para mim que sou chegada a uma pimenta... Deve ser o gene baiano, ou africano mesmo.

Ingredientes

10 ameixas grandes sem casca e sem caroço
2 colheres de açucar
1 colher de café pimenta vermelha, também conhecida como pimenta calabresa...

Preparo

1 - Descasque as ameixas sem a pele e tire o caroço,para descascar as ameixas deixe as de molho em agua quente por 10 minutos.
2 - Coloque as ameixas em uma panela juntamente com o açucar deixe até ferver e abaixe o fogo para cozinhar em fogo baixo.
3 - Cozinhe sem deixar queimar até as ameixas se desfazerem.
4 - Quando as ameixas já estiverem com consistencia cremosa, como uma geléia coloque a pimenta e deixe ela cozinhar por mais dez minutos.

Dicas
Sirva quente, com carne ou gelada com torradas de alho ou queijos.
Para aqueles com sensibilidade a pimenta reduza a quantidade ou use as pimenta calabrezas de moinhos
Sirva essa pasta sempre acompanhasdas de peras, maçãs ou uvas a para cortar o paladar da pimenta.

2 comentarios:

Anônimo disse...

Hum...Gisele, essa geléia me deixou com água na boca!!!
Abs, Karina Kovalick( amiga da Lulu).

Gisele Moura disse...

Oi Karina, pois é. A original era com Marille, que na verdade é damasco. Mas aqui em casa como eu disse só tinha a tal da Zwetscken, que é uma ameixa meio metida a besta. Mas eu adorei o sabor. Melhor que o damasco.