Crepe

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Crepe é uma panqueca de massa fininha, que é assada como um omelete. Hoje deu saudade da Creperia "Crepe au Chocolat" de Brasília, que foi a melhor idéia que um colega de universidade já teve. Minha amiga Raissa veio morar na França por um ano e meio. Quando voltou tinha essa receita no bolso. Que faço a anos. E lembrei hoje pela saudades das tardes com crepes de Brasília, noites de bate-papo e recheios maravilhosos. Como strogonoff, nutella, presunto queijos cebola e tomates e orégano, uma infinidade. E as porções de parmesão a parte, azeitona, ou batata palha. Um sonho. Bem vamos a receita.

Ingredientes
1 ovo
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de leite
1 pitada de sal
1 colher de cha de açucar

Preparo

Misture todos os ingredientes com um mixer ou em liquidificador, bata bastante até ter uma textura liquida e cremosa. Use uma frigideira antiaderente. Use um pincel e unte a frideira ou um pedaçod de esponja ou papel toalha. Deixe a frigideira aquecer bastante. Após bem aquecida, despeja a massa sobre a frigideira e deixe ela assar por um minuto, em fogo médio. Em seguida com uma espátula vire e deixe assar por 15segundo. Em seguida coloque o recheio e dobre a massa. A massa vai estar assada quando tiver se soltando da frigideira e com pontinhos marrons.

Dicas
.A massa deve cobrir toda a frigideira. E ser uma camada fina suficiente para dobrar a massa sem rasgar sem quebrar.
.Para calcular a quantidade de massa para um grupo de pessoas tenha em mente que esta receita é suficiente para quatro crepes médios usando uma frigideira média. Para oito crepes médios dobre a receita ou faça duas receitas e meia.
Calcule dois a três crepes por pessoa.

Dicas para o recheio docees.
Nutela
Frutas com chocolate deretido, morango, banana etc.
Queijo banana e canela.
Chocolate com morango
Compota de maçã e passas.
Chocolate Canela e uma bola de sorvete para acompanhar
e tudo mais que a imaginação deixar.


Use como recheio salgado
Queijo, peito de peru picado cebola, tomate, palmito
Estrogonoff coberto com batata palha, frango, carne oucamarão
Frango ao molho de curry
Salpicão
Queijos variaos
Queijos

2 comentarios:

Anônimo disse...

hummm delicia !!! Gisele, Vc recebeu as receitas que enviei atraves do blog? Bjs Valeria.

Gisele Moura disse...

Pois é Valéria recebi, to procurando onde tá para publicar. Não lembro em quet topico voce comentou. To aqui sofrendo e espaço já está até reservado.