Geléia Picante

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Mais uma materia sobre dicas pra emagrecer:

Apimente sua dieta e emagreça

Bactericida, anti-oxidante, expectorante, descongestionante, ajuda no combate de reumatismos articulares e ainda age no sistema nervoso ao liberar noradrenalina e adrenalina, que diminuem o apetite para as refeições seguintes. Você sabia que a pimenta é capaz de tudo isso?
Pois usada com moderação, ela é um ótimo tempero tanto para quem quer perder peso quanto para atletas e interessados em aumentar sua qualidade de vida. Mas atenção: As mais picantes são prejudiciais para quem tem úlceras, gastrites ou hemorróidas.
A capsaicina contida na pimenta também estimula as terminações nervosas da boca. A estimulação em excesso pode destruir esses sensores, afetando o paladar. Essa é uma das causas do aumento da tolerância à ardência em pessoas que passam a comer pimentas cada vez mais fortes, avisa a consultora nutricional Patrícia Bertolucci. Mas se o seu estômago está em ordem, experimente acrescentar um ardidinho em seus pratos e use o guia abaixo para escolher a melhor opção e confira a receita oferecida pelo chef José Ilídio, do restaurante Honke:

Pimenta-do-Reino Branca mais indicada para molho branco, conserva de legumes, molhos picantes, temperos para carnes de coelho e frango e grande maioria das receitas salgadas. Benefícios: dissolve o muco dos pulmões, expectorante e descongestionante.

Pimenta-do-Reino Preta vai melhor com carnes, peixes, saladas, patês de queijo, conservas e molhos. Benefícios: dissolve o muco dos pulmões, expectorante e descongestionante.

Pimenta Caiena extremamente picante, é ideal para molhos para carnes, lombo, peixes e picles. Benefícios: regula o fluxo sanguíneo e normaliza a pressão.

Pimenta Calabresa também muito picante, e ótima para molhos vermelhos de macarrão, entradinhas italianas e molhos de carne e lombo. Benefícios: alivia os sintomas da enxaqueca e tem ação bactericida.

Pimenta Malagueta provavelmente a mais famosa do Brasil, muito usada no acarajé, vatapá, como caldo de pimenta para feijoada, em peixes e molhos de conserva. Benefícios: alivia dores de cabeça, dores musculares e melhora a digestão.

Pimenta-da-Jamaica vai bem com frangos e peixes, assados, bolinhos de carne, molhos de tomate, bolos de frutas, bolachas, doces, pudins, tortas e frutas assadas. Benefícios: ação antioxidante e rejuvenescedora da pele.

Pimenta Síria perfeita com kibes, esfilhas, carnes, frango, peixes, pickles e alguns doces. Benefícios: melhora a digestão, estimulando as secreções do estômago e ainda possui efeito anti-flatulência.

Pimenta-Dedo-de-Moça De aroma suave, pode ser consumida fresca, curtida, seca ou em molho para acompanhar carnes. Benefícios: alivia dores de cabeça, dores musculares e melhora a digestão.

Pimenta Cumari pouco aromática mas bem ardida, é mais usada em conservas, mas pode temperar arroz e carnes brancas. Benefícios: alivia dores de cabeça, dores musculares e melhora a digestão.

Pimenta-De-Cheiro de aroma delicioso, combina melhor com as carnes brancas, peixes e saladas. Benefícios: tem ação antioxidante.

E aqui vai a receita de hoje:

Geléia Picante
3 pimentas dedo de moca sem semente
Suco coado de 3 laranjas
1/2 dose de licor de laranja
1 xícara de açúcar de confeiteiro
1 pacote de gelatina sem sabor
5 gomos de laranja sem pele e sem semente

Modo de fazer:
1- Em uma panela coloque o suco de laranja e leve em fogo brando.
2- Junte o licor, açúcar e pimentas picadas, deixe ferver.
3- Junte a gelatina e tire do fogo.
4- Coloque os gomos de laranja e coloque em vidro esterilizado.
5- Para esterilizar o vidro: coloque mergulhado em banho maria, em água fervente e deixe por alguns minutos. Quando esfriar, coloque na geladeira.

Dicas do Chef José Ilídio - www.honke.com.br

1 comentarios:

Gisele Moura disse...

Isso eu já faço... Já tem a receita de geléia de ameixa com pimenta calabresa lalalalalaalaáaaa. Mas gostei das outras dicas.