Omelete de urtiga

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Hoje vou contar uma grande descoberta culinaria pra mim: a URTIGA.
Aquela mesma que arde e deixa vermelha a pele sò de tocar. Poisé, luvas, minha gente! Vale a pena! As propriedades medicinais da urtiga remontam à Grécia Antiga, onde era utilizada para atenuar os sintomas das alergias sazonais e no alívio das dores associadas às inflamaçoes. Desde a Idade Média que as folhas sao utilizadas na culinária escocesa. A açao urticante das folhas desaparece após doze horas da planta ter sido colhida, ou após fervura, pelo que as folhas jovens de urtiga podem ser consumidas cruas em salada, em omeletes, em sopas ou simplesmente cozidas, como os restantes legumes.

Encontrei aqui alguns dados cientificos pra ilustrar, que resumo abaixo.

O nome científico da urtiga deriva do verbo latino urere, que significa arder, numa clara alusão ao efeito dos seus pêlos urticantes. Urtica é uma planta vivaz oriunda das regiões temperadas da Europa, África Austral, Andes e Austrália, atualmente presente em todo o mundo. O caule, de secção quadrada, e as folhas opostas e dentadas, encontram-se completamente cobertos de pêlos urticantes, designados tricomas, as suas flores são pequenas e verdes.

Efeitos: desintoxicante, antianemico e diurético
As folhas contêm teores elevados de clorofila, molécula vegetal de cor verde, cuja composição química é muito semelhante à da hemoglobina (transportador de oxigénio no nosso sangue) e ferro. Estes constituintes são responsáveis pelas suas propriedades desintoxicantes e antianémicas, uma vez que estimulam a produção de glóbulos vermelhos. São ainda ricas em outros sais minerais como o fósforo, magnésio, cálcio e silício, e vitaminas A, C e K. Do ponto de vista terapêutico as folhas possuem uma forte acção diurética, anti-inflamatória e remineralizante, sendo ainda ligeiramente hipoglicemiantes. De uma forma geral, a urtiga ajuda o organismo a eliminar os líquidos em excesso, pelo que uma infusão (1 colher de chá de folhas secas por chávena de água quente, três a quatro vezes ao dia) pode ser útil como tratamento auxiliar em muitas doenças.
As folhas são ainda ricas em proteínas (100 gramas de urtigas secas contêm 35 a 40 por cento de proteínas) e em vitaminas e sais minerais, e constituem uma ajuda válida no caso de anemia. Com acção vasoconstritora e hemostática, as folhas ajudam também a estancar hemorragias nasais e a aliviar menstruações abundantes, contribuindo ainda para diminuir os níveis de açúcar no sangue.

- Texto: Pedro Lôbo do Vale** médico -


Vamos a receita de Omelete de urtiga:
Ingredientes - para 2 fartas porçoes.

1 maço de urtiga
5 ovos biologicos ou caipiras (ou 3 gemas e 5 claras para ser ainda mais light)
2 colheres (sopa) de queijo parmesao reggiano ralado
2 dentes de alho
1 pitada de salsinha
Sal e pimenta
Modo de fazer:
1- Ferva uns 2 copos de àgua, com uma colherinha de sal e o alho picado. Coloque as folhas jà lavadas de urtiga, o suficiente apenas pra murcha-las. Retire da àgua com o alho e tudo e reserve.
2- Bata os ovos com o sal e a pimenta, acrescente a salsinha, o queijo ralado e a urtiga jà mais fria. Misture bem.
3- Frite o omelete dos dois lados numa frigideira propria para omelete ou numa frigideira comum anti-aderente. Se nao for malabarista, na hora de virar use um prato pra ajudar.
Comemos com uma fatia de pao integral e saladinha de folhas verdes (alface romana, alface roxa, radichio e rucula), tomatinho cereja e cubinhos de peito de peru. temperada com uma colher de azeite, uma colher de mostarda e uma pitadinha de sal.

2 comentarios:

Gisele Moura disse...

Pronto, Bastou! Agora onde eu acho urtiga para comprar??? Bota tudo num envelope lu e manda para cá.

Silvana Isabel disse...

Nossa, essa é uma das receitas mais originais que já vi...Mas Gisele, até aqui em Brasília é difícil achar urtiga pra vender por aí...Beijão!