Quiche de legumes.

sábado, 22 de novembro de 2008


Mesmo nessa fase brocha para assuntos culinàrios em que me encontro, sei reconhecer quando faço alguma coisa, digamos assim, divertida e me permito contar pra vces. Ontem depois de chegar cansada das compras, com fome e pouco tempo pra preparar algo que fosse ao mesmo tempo nutritivo, saudàvel, light e ainda apetitoso me deu uma luz e aproveitei um pacote de massa folhada e alguns legumes e verduras que jà estavam cozidos na geladeira e tenho que confessar, sem falsa modéstia, que saiu bommmmmmmm demais!! O marido comeu gemendo e dizendo o tempo inteiro: ma che buono!!


Foto By LuLu na Italia



E ficou bom, mesmo.

Primeiro fiz um molho bechamel dissolvendo 1 colher (sopa) de manteiga, acrescentando 1 colher (sopa) de farinha de trigo, dourei a farinha e depois fui acrescentando 1 xicara de leite aos pouquinhos, mexendo sempre, fogo médio, até ficar numa consistencia de mingau. Acertei o sal, salpiquei pimenta do reino moìda na hora e reservei. Meu marido nao gosta de noz moscada, mas na receita original é ela quem se usa normalmente, ok?



Pra tal quiche usei:

1 pacote de massa folhada
1 couve-flor média cozida em àgua e sal por 10 minutos
1 cenoura cortada em cubinhos e cozida no vapor
1/2 cebola cortada fininha e cozida no vapor por 5 minutos
150g de presunto em cubinhos
150g de queijo fresco
1/2 peperoncino fresco picante
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
100g de queijo parmesao reggiano ralado
1 maço pequeno de salsinha


Modo de fazer:
1- Preaqueci o forno a 180°
2- Abri a massa, com o papel de forno que ela vem enrolada e tudo. A que eu tinha era redonda, abri numa forma de lateral removivel de aprox 22cm. Cobriu o fundo e fez a borda lateral com aproximadamente 3 dedos de altura.
3- Fui ajeitando e preenchendo a massa com a couve-flor jà fria separando os ramalhetes, salpiquei um pouco de sal.
4- Salpiquei os cubinhos da cenoura por cima, o presunto, o queijo fresco, a pimenta bem cortadinha, a cebola, salpiquei mais uma pitadinha de sal e pimenta do reino.
5- Cobri tudo com o molho bechamel, depois com o queijo ralado e por ultimo salpiquei a salsinha, que tirei sò os talinhos e deixei as folhas inteiras.
6- Deixei no forno por 35 minutos, ou até a massa ficar dourada nas bordas.

Renderam 4 fatias grandes, das quais eu comi uma e o marido duas. Servi quente.

0 comentarios: