Açúcar de Baunilha

sábado, 27 de setembro de 2008

Outro dia eu falei aqui do Vanille Zucker que se compra aqui na Áustria já misturadinho. Pois é, eu achei uma receita desse açúcar.

Pra quem não sabe a Baunilha é uma orquídea de flores pequeninas, os bulbos dessa orquídea são compridos e lembram uma vagem, mas é desse bulbo que se extrai a polpa que tem um aroma maravilhoso e que dá sabor aos alimentos. É possível achar as essencias de baunilha artificiais, mas estas são uma vaga lembrança do aroma e sabor da baunilha verdadeira.

Ingredientes
1kg de açúcar
4 favas de baunilha

Preparo
Triture as favas em um processador ( mixer ou liquificador). Raspe as laterais e triture novamente. Adicione o açúcar e bata novamente. Peneire a mistura em uma tijela. Se sobrarem pedacinhos coloque de volta ao processe novamente. Peneire essa mistura em uma tigela,a mistura terá uma coloração cinzenta ou bege.Guarde em um recipiente bem fechado, como aqueles vidros de tampa hermética com borracha no meio.

Dicas:
1 - Para quem não quer ter todo este trabalho, acrescente uma fava aberta a 250gr de açúcar em um recipiente bem fechado por pelo menos uma semana. O sabor do açucar não será tão forte.
2 - Quem mora em São Paulo encontrará as favas da baunilha no mercado municipal. Em Brasília possívelmente será encontrada no mercado La Palma, ou nas mercerias de asiáticos que poderão ser também encomendada.
3 - Compre sempre as favas da baunilha embaladas a vácuo ou com em tubos de vidro.

Para um resultado mais sutil, simplesmente deixe as favas com o açúcar, dentro do recipiente hermético durante uns 15 dias pelo menos. Use para adoçar suco, cafés, chás, fazer doces etc...

Petit Gateau, atendendo a pedidos

Ultimamente eu to atendendo a pedidos.
Dessa vez, é o Petit Gateau, ontem comemos um Petit Gateau delicioso na casa da Soraia.
E aí Sara Sarita que é chegada num docinho, já quer a receita.E eu achei uma receita maravilhosa no site do lindíssimo Olivier Anquier, aquela Adriana Alves é sortuda. Eu já tenho meu lorão, não tenho inveja não. Vamos a receita que eu já to com água na boca.

Petit Gateau, de Olivier Anquier


Ingredientes:

• 240 g de chocolate amargo picado
• 200 g de manteiga
• 4 ovos inteiros
• 4 colheres (sopa)de açúcar
• 4 colheres (sopa) de farinha de trigo

Preparo

• Derreta o chocolate em uma panela em banho-maria e junte a manteiga, mexendo até que fique homogêneo, liso e brilhante;
• Em uma vasilha, bata os ovos, as gemas e o açúcar até que os ingredientes fiquem bem incorporados;
• Retire o chocolate do fogo e despeje aos poucos na vasilha dos ovos misturados. Mexa até que os ingredientes estejam integrados;
• Misture suavemente a farinha de trigo;
• Unte forminhas pequenas, próprias para petit gâteau, com manteiga ;
• Coloque a massa nas forminhas e deixe na geladeiras por 2 horas;
• Preaqueça o forno ao máximo;
• Asse em forno pré-aquecido a 250ºC por 4 a 5 minutos aproximadamente (teste uma forminha antes, para saber a temperatura correta de seu forno; o petit gâteau deve estar consistente por fora e mole por dentro);
• Desenforme num prato e sirva com sorvete de creme.

Pasta com pimentao

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Ops! Alguém falou em italiano por aqui?? PRESENTE!
Voltei! :-)
Poisé, depois de um longo e maravilhoso verao, com direito a mamae aqui comigo pra passearmos pela Italia. Foram dias de muito amor, muito carinho, muitos passeios e muitos restaurantes.. hehehehe.. Por isso nao tive muito o que publicar no blog. Mas sei que a Gi manteve o padrao de qualidade altissimo e jà to doidinha pra experimentar as delicias que ela sugeriu. A receita do pao de batatas da mae dela.. hummmmm!

Nesse retorno coloco aqui uma receita de uma pasta al pepperone que aprendi com minha sogra, Dona Liana. Na receita que fiz usei tortelline, mas pode ser capeletti ou qualquer pasta Barilla que fica uma delicia.

Foto By LuLu na Italia

4 col de azeite extra virgem
3 dentes de alho picados
1 Macinho de salsa picada
1 Macinho de manjericao picado
3 Pimentoes (de preferencia coloridos, verde, amarelo e vermelho)
1/2 caixinha de creme de leite
1 Pacote de Tortellini Barilla

1- Coloque a panela pra fazer a pasta, com àgua em abundancia, pra ferver.
2- Aqueça a metade, 2 col, do azeite e refogue o alho, a salsinha e o manjericao, por uns 3 minutos.
3- Acrescente o pimentao picado em tiras finas de uns 2cm cada e deixe cozinhar. Uns 10 minutos. Quando terminar esse tempo, Acrescente uma pitada de sal, desligue o fogo, acrescente as outras duas colheres de azeite, tampe e deixe descansar. Tampado.
4- Coloque sal à gosto e a massa na àgua do cozimento. Veja o tempo determinado na embalagem. O tortellini que eu fiz pedia apenas 3 minutos. Entao temos que ficar bem atentos, senao fica mole demais.
5- despejou a massa na àgua, ligue o fogo da panela do molho novamente e acrescente o creme de leite e deixe aquecer, sem ferver. Normalmente os 3 minutos da pasta fresca sao certinhos. Se for fazer outra massa que precise de mais tempo de cozimento, aqueça o creme de leite apenas no finalzinho.
5- Desligue o molho, coloque a pasta na panela do molho e misture. Sirva imediatamente.

Minha mae AMOU!!!!!

Pao Italiano

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Receita de Pao Italiano
Na casa dos pais da Rosangela essa massa é o pai dela que faz. Ela jura jura que nunca comeu um pao italiano tão gostoso como o dele.

Ingredientes:

2 copos e 1/2 de água morna
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de sal
1 ovo
1 copo pequeno de óleo de soja
1 kg de farinha de trigo
45g (3 tabletes) de fermento biológico fresco (Fleischmann)

Modo de preparo:

1 - Misturar o fermento com a água morna.
2 - Levar ao liquidificador o açúcar, o óleo, o sal, o ovo e a água com fermento.
3 - Colocar essa mistura em uma bacia e acrescentar o trigo aos poucos, misturando com as mãos. Após colocar 1 kg de farinha, possivelmente a massa ainda estará grudando em suas mãos. Vá acrescentando mais farinha até que a massa não grude mais e fique consistente e macia.
4 - Deixe descansar por uma hora.
5 - Divida a massa e enrole os pães. Pode rechear com queijo ou linguiça, cebola picada e salsinha. Pode também rechear com presunto se preferir.
6 - Deixe descansar novamente, por mais 40 minutos.
7 - Leve ao forno quente por aproximadamente 30 minutos, até dourar.

Torta de banana da Rosangela.

Torta de Banana,da Rosangela, que sempre colabora com ótimas receitas. Adoro.


2 colheres de sopa de margarina
2 ovos
1 xic de açúcar
3 colheres de óleo
1 copo de leite
1 pitadinha de sal
canela em pó
1 banada cortada em rodelas
1 colher de xá de fermento

Preparo
Bater no liquidificador: 2 colheres(sopa) margarina, 2 ovos, 1 xic de acucar, 3 colheres (sopa) de óleo, 1 copo de leite, 1 pitadinha de sal, um pouquinho de canela em pó, 1 banana cortada em fatias. Bata bem e jogue essa massa em uma tigela. Peneirar 2 xíc de farinha de trigo com 1 colher (chá) de fermento em pó sobre a massa e mexer bem. Assar em forma previamente untada ou recoberta com papel manteiga. Mais ou menos 35 minutos em forno de 180°C até perceber que ficou douradinho.

Dica
Use a técnica do palito para ver se a massa está cozida.
excluir

Quiche de Alho Poró

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Comforme eu havia prometido, estou trazendo a receita da torta Quiche de alho poró. Quiche é uma torta onde a massa básica é aquela massa já publicada aqui, a Massa brisè, a mesma usada para empadões e empadinhas. É isso a Quiche é uma empadinha metida a besta e com nome francês, como Quiche Lorraine, etc.

Normalmente é feita em formas de tortas individuais e caneladas. Formas pequenas de metal com a lateral canelada, normalmente de metal. Encontradas também em lojas de utensílios domésticos ou loja de festas. Em Brasília é fácil encontrar na festiva. Que sem querer fazer comercial tem uma variedade ilimitade de formas. Para aqueles que moram no exterior encontram ainda mais fácil.

Eis a receita.

Ingredientes

A massa básica, massa brisè está nesse link:

- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de cebola
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 300ml de leite
- 1 ovo inteiro
- ½ pacote de queijo ralado
- 2 alhos poró
- ½ xícara de cebolinha verde
- temperos a gosto
- 1 cubo de caldo de legume

Preparo:
Faça primeiro o Recheio e deixe esfriar.

Preparo do recheio
1 - Em uma panela, derreta a manteiga e refogue a cebola, a cebolinha e o e o alho poró com o caldo de legumes e 100ml de água filtrada.
2 - Deixe cozinhar até que o alho poró fique macio.
3 - A seguir, adicione sal, pimenta
4 - Coloque o creme de leite sem soro e mexa bastante e deixe esfriar.
5 - Após o recheio estar frio e a massa pré assada como dito abaixo. Bata o ovo inteiro junto com o queijo parmesão e misture com o recheio imediatamente antes de distribuir sobre a massa.

Preparo da massa
1 - Distribua a massa em uma assadeira redonda canelada pequenas ou se preferir grande. Fure com com garfo toda a superfície. Leve ao forno, bem quente mais ou menos 200°C por 10 minutos, para pré assar.

2- Aguarde a massa esfriar por dez minutos. O recheio do alho poró deve estar frio já misturado com o ovo batido. Distribua o recheio sobre a massa e leve ao forno alto já pré aquecido por aproximadamente 20 minutos.

Dicas: Substitua o alho poro por palmito, frango, bacalhau, abobrinha

Muffin...

segunda-feira, 15 de setembro de 2008


Muffin é nada mais, nada menos que um bolinho individual que é assado em uma fôrma de seis espaços, como essa aí da foto. (Ai que saudade das minhas!) Ou é Servido na forminha de papel.
Quando eu fazia faculdade em Brasília um professor que veio dos EUA, em uma reuniao em sua casa, nos serviu alguns Muffins. Ele havia morado alguns anos no EUA e casado com uma americana que fazia Muffins de Banana.E uma amiga que era americana me deu a receita diretamente do livro de receitas dela.

É bem verdade que se pode fazer Muffin do que se quiser. Do chocolate ás frutas cristalizadas passando pelas castanhas e nozes ou até misturar tudo junto. Para quem tem filhos pequenos é bastante divertido e pode decorar com chocolate granulado e bolinhas coloridas.

A assadeira para muffins é esta que está na foto. Mas para quem nao quiser comprar pode usar aquelas forminhas de papel que usamos para servir os brigadeiros, compre em casas de festas as de tamanho grande, acho que é 12. Elas vem encaixadinhas e cada encaixe tem 10 forminhas. Eu costumava destacar duas e colocar dentro dos buraquinhos da assadeira e cobrir com a massa. Ficam iguaizinhos os comprados nas lojas.
Vamos a receita?

Ingredientes

2 colheres bem cheias de margarina
2 xícaras de farinha de trigo
4 colheres cheias de açúcar refinado
250 ml copo de leite
2 colheres de fermento em pó.
2 ovos inteiros
1 colher de canela em pó - para quem quiser fazer o Muffin de maçã.

Preparo

1 - Em uma tijela funda misture os ovos, a margarina e açúcar em temperatura ambiente.Bata com colher de pau ou batedeira até que vire uma massa homogênea. Em seguida acrescente os ingredientes secos, farinha e o fermento em pó peneirados e a canela, vá batendo e misture o leite aos poucos.

2 - Prepare a assadeira untando os espaços para a massa de Muffin e povilhando com farinha de trigo para ficar mais fácil soltar. E despejando diretamente a massa sobre os espacos.
Se quiser assar nas forminhas de papéu é só colocar as forminhas nos espaços da assadeira da assadeira de Muffin ou organizalas em uma assadeira comum.E despejar a massa sobre elas.

3 - Deixe assar por 30 a 20min e espete os bolinhos com um palito para ver se já está assado totalmente, o cozimento depende do forno utilizado, tenha cuidado para não queimar..

Dicas
1 - Como já dito no texto, pode ser feito Muffin de frutas, gotinhas de chocolate, passas, frutas cristalizadas, pedacinhos de frutas como maçã, abacaxi ou ainda nozes amendoas ou amendoin picado. Ou
2 - Misture as frutas antes de ir para fôrma à massa com uma colher de pau, para ficar bem homogênea.
3 - Para o Muffin de maçã, rale primeiro a maçã na parte mais espessa do ralador, aquela usada para fatiar. E misture diretamenta na maçã e bata com uma colher de pau, para não ficar mais de um lado que o outro da massa.
4 - Use a canela quando usar frutas para contrabalancar o gosto
5 - Se quiser coloque um pouco de essência, como laranja, baunilha ou morango.
6 - Acrescente uma xícara de chocolate em pó a massa e após assar, com uma daquelas seringas de confeitar bolo, introduza chocolate derretido e leve ao forno para derreter o chocolate e sirva quente com sorvete e uma calda fica um ótimo Petit Gateu caseiro.
7 - Experimente fazer as seguintes combinacoes:
*Muffin de maca, passas e nozes
*Muffin de maca e canela,
*Muffin de banana e canela
*Muffin de chocolate com nozes

ou o que te der na cabeça.

Pão de batata da minha mãe, massa básica para pãezinhos recheados

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Mamãe me mandou enfim a receita do pão de batata que ela fazia na nossa infância tão bem e uma das poucas coisas que ela ainda faz. E chama de pão de minuto. Mas demora um pouquinho, mas fica delicioso e essa massa ela usa para todos os pães que faz.

Ingredientes

4 batatas média cozidas e amassadas
500gr de farinha de trigo
2 ovos inteiros
1 gema de ovo
1 copo de leite quente
30 g de fermento biológico, ou um sachet de fermento para pão
1 colher de café
1/2 colherinha de café, de sal
2 colheres de sopa de margarina

Preparo.
Em uma tigela, ou sobre uma superfície limpa, como o mármore da pia, coloque as batatas amassadas e coloque a metade da farinha de trigo, faça um abertura no meio. Coloque os ovos, as duas colheres de açúcar e o sal, misture estes ingredientes com as mãos. Quandoe este ingredientes estiverem todos amassados dilua o fermento no leite e vá colocando aos poucos a massa. A medida que vái colocando o leite vá sovando a massa e misturando aos poucos o restante da farinha de trigo. Até que todo o leite esteja misturado a massa. E por fim misture a farinha de trigo até que a massa não grude mais nas mãos. Sove a massa por mais dez minutos, quer dizer amasse e dobre sobre si mesma, e amasse novamente sobre o mármore várias vezes. E deixe a massa coberta para fermentar. Aguarde até que a massa esteja bem crescida, unte uma assadeira, faça bolas com a massa e coloque sobre a assadeira, pincelando com gema de ovo. Asse até que estejam douradas.

Dicas.
Experimente rechear com queijo mussarela tomate picado cebola e orégano.

Bolo de Souza Leão, por Ana Margareth

domingo, 7 de setembro de 2008

A Ana deixou essa receita no orkut. Resolvi aproveitar e publicar por que ando atrás dessa receita há muitos anos.Eu usaria apenas menos gemas. De qualquer forma valeu Ana!

A tradição, por lei, virou patrimônio cultural

Bolo Souza Leão


Ingredientes:
- 6 xícaras de leite de coco
- 2 xícaras de água
- 2 xícaras de manteiga
- 1 kg de açúcar
- 1 kg de massa de mandioca
- 18 gemas
- 1 pitada de sal

Modo de preparo:
Leve o açúcar com a água ao fogo alto, mexendo até dissolvê-lo. Pare de mexer e deixe ferver por 8 minutos ou até a calda atingir o ponto de fio. Retire do fogo e acrescente a manteiga, misturando até derreter. Deixe esfriar completamente. Lave, escorra e peneire a massa de mandioca. Junte as gemas e bata por 5 minutos. Ponha o leite de coco e o sal e misture até ficar homogêneo. Adicione a calda de açúcar com manteiga. Misture. Aqueça o forno em temperatura média. Passe a massa por uma peneira. Forre o fundo da forma com papel manteiga. Unte o papel e a lateral da forma com bastante manteiga. Ponha a massa e asse por 1h e 20 minutos ou até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Desenforme quando estiver morno.

Sopa de Abóbora ao "toque" de Amaretto, da Rosângela

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Outra participação da Rosângela. Agora com uma sopa. Vou correndo Comprar

Sopa de Abóbora ao "toque" de Amaretto

1 rodela larga de Abóbora (mais ou menos 1/2 kg)
3 batatas
1 cebola grande
Uma colher (sopa) de Vegetta (ou 2 cubinhos Knorr)
Um pouquinho de Amaretto (se tiver em casa! senao deixa pra lá)
Água (mais ou menos 1 litro)
Cremefine


Preparo

Cortar a abóbora e batatas em pedacos pequenos.
Cortar a cebola bem fininha e fritar em uma colher de manteiga ou margarina até ficar quase dourada. Adicionar a abóbora e batatas e dar uma boa refogada. Adicionar um pouco do Amaretto, deixar cozinhar por apenas alguns minutos e adicionar a água. Se quiser fazer isso na panela de pressa leva apenas 10 minutos.
Bater tudo com o Mixer até ficar um caldo sem pedacos.
Sal e pimenta a gosto.
Antes de servir dar uma regadinha com Cremefine (ou creme de leite fresco).
Servir com pedacos de Baguette com Hervas (aquele que já se compra pronto).