Tapioca com coco.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Essa é uma receita que eu não faço em 10 minutos. Sempre faço de um dia para o outro por que gosto de tapioca com a goma feita em casa. Aprendi com uma amiga a fazer goma de tapioca. É meio trabalhoso mas não é difícil.

Ingredientes para a massa da tapioca.
1 pacote de povilho doce
1 tigela funda

preparo
Coloque um litro de aguá na tigela e em seguida derrame a tapioca sobre a água. Se for muita tapioca e ela ficar um pouco cremoosa deixe a massa assentar e jogue agua até cobrir e ficar uma mistura de agua e tapioca. Cubra a tigela e deixe decantar por 12 horas. Melhor fazer antes de dormir.

No dia seguinte a tapioca vai estar totalmente decantada. A água estará toda por cima e a tapioca em baixo e durinha como uma pedra. Jogue toda a agua fora e quebre a tapioca de forma que ela fique como uma farinha. Eu prefiro usar uma peneira de palha pequena que caiba em uma tigela como tampa para quebrar a massa, uma farinha meio grossa, como se tivesse pequena bolinhas e aí é o que chamamos de goma.

Unte uma frigideira com manteiga e aqueça em fogo baixo. De preferência uma frigideira antiaderente, com a frigideira quente povilhe a goma de forma a cobrir toda a frigideira, como se fosse um disco, se guiser povilhe sobre a massa coco ralado. Ela estará pronta quando a massa quando a goma estiver toda unida, uma massa compacta, daí coloque o recheio e dobre como uma meia lua.
É um processo rápido. Retire a tapioca e repita o processo quantas vezes quiser.Tenha cuidado para não queimar e mantenha o fogo em médio ou baixo.

Dicas.
Use como recheio queijo mussarela, goiabada cremosa, queijo minas, coco ralado, doce de leite ou o que der vontade.

2 comentarios:

Blog Dona Ingrid disse...

ADOREI o blog, é muito util! parabéns!!

marcia nunes disse...

EU AMEI UA EXPLICAÇÃO...OBRIGADA...UMA DICA FAÇA COM NUTELLA...COMI HOJE NO SHOPPING E AMEI...QUERIA FAZER E NÃO SABIA ...VC EXPLICOU MUITO BEM..... OBRIGADA.....