Karambal Ka Murabba - Carambola em conserva

terça-feira, 17 de março de 2009

As conservas de frutas e legumes são na Índia uma habilidade tradiçional, que passa de mãe para filha. Mangas, maçãs, carambolas
e outras frutas podem são conservadas de modos diferentes no sol, sal, pimentas e açucarados. Hoje a receita é de carambola em calda. Esta receita é para quatro porções.


Ingredientes
2 carambolas grandes cortadas em fatias
100g de açúcar
Sumo de um limãoMacia
1 pitada de açafrão

Preparo
Em uma panela funda coloque as carambolas fatiadas com 150ml de agua e 50g de açúcar, deixe ferver e em seguida por mais 5 minutos até que a fruta esteja macia. Macia mas não pode deixar derreter. Retire as fatias com uma espumadeira e deixe separada. Conserve o líquido na panela.

Em seguida coloque a outra parte do açúcar neste suco até virar uma calda licorosa.
Coloque agora o limão e a pitada de açafrão e as carambolas e deixe cozinhar por dez minutos. Tire do fogo e deixe esfriar. Conserve em vidro fechado, protegido do ar na geladeira.

Dica
Experimente fazer o mesmo com outras frutas. E coloque também pimenta ou canela.

2 comentarios:

Ana disse...

Olá menina,adoro seu blog,estou sempre vendo suas receitinhas.
Esse doce,não poderia fazer primeiro a calda e depois colocar pra cozinhar a carambola?
Obrigada,

Ana.

Gisele Moura disse...

Oi Ana, Obrigada por nos visitar e estar sempre conosco. Eu não tentei fazer a calda primeiro, fiz do jeitinho da receita. E usei morangos com pimenta em vez açafrão. Você pode tentar os dois e depois nos contar. :) A questão é que a temperatura do cozimento muitas vezes altera o sabor ou a textura do alimento. Ou os dois. Então nesse caso como ainda não sou experiente em cozinha indiana fico com a receita. Aos poucos vou experimentando mais. Beijão.G!