Rosca de Natal

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Semana passada minha mae me passou essa receita de rosca que é facilissima de fazer. Nunca tinha feito nem pao nem nada parecido, mas como era bem pratica, fiquei entusiasmada e resolvi testar. Fiz meia receita que rendeu 3 roscas médias. Ficaram maravilhosas e eu jà repeti a dose variando um pouco com coco, passas... pra fazer juz ao nome.
Vou colocar aqui a receita inteira, ok?

Fotos By LuLu na Italia

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de água morna

1/2 lata de òleo
2 tabletes de fermento para pão (biològico)
4 ovos
1 pitada de sal
1 kg de farinha de trigo
1 gema pra pincelar
4 col. de sopa de açucar de confeiteiro


Modo de Fazer:
1- Basta tudo no liquidificador, menos a farinha e o sal,
2- Coloque a farinha e o sal numa tigela e và despejando a mistura liquida aos poucos e sovando a massa até dar o ponto. A massa desgruda da mao, fica lisa e macia. Se precisar, despeje um pouquinho de farinha nas maos para finalizar a sova. Quanto mais sovar, mais macia fica.
3- Faça as roscas em forma de trança e coloque nas assadeiras forradas com papel vegetal ou untadas e enfarinhadas. Pode fazer tres rolos compridos de massa e trançar.. Ou pode fazer um rolao comprido e fino e depois torcer... Pode fazer uma bolona e desenhar com a faca na superficie... Use a criatividade pra modelar como quiser.
4- Preaqueça o forno a 100° por 5 minutos, desligue e coloque as roscas dentro cobertas com um pano de prato umido por meia hora pra crescer.
5- Depois que crescer, pincele com gema de ovo e asse em forno pre-aquecido a 150° por 20 minutos. Como o tempo varia de forno forno, controle sempre pra nao queimar. Elas devem ficar levemente douradas.
6- Quando estiverem quase assadas, tire do forno (uns 3 minutinhos antes) e com as roscas ainda quentes passe por cima uma mistura feita de açúcar (melhor se for de confeiteiro) com água e volte ao forno para acabar de assar, isso dará um brilho muito bonito.


Obs.: Tem livros de culinaria que dizem que o fermento biològico nao deve ser batido no liquidificador, entao eu preferi dissolve-lo na àgua morna, acrescentà-lo aos ingredientes batidos do liquidificador e dar sò uma misturada.
Minha mae garante que bate tudo de uma sò vez e as roscas crescem que é uma beleza... hehehehe.. Fica a critério de cada um.

3 comentarios:

Fabrícia disse...

Adoro rosca e essa receitoca veio na hora certa....estava com vontade.
Bjs para ti.

LuLu disse...

Obrigada pela visita, Fabricia e volte sempre.
Adorei seu blog "Sopa Vermelha"!
Quando fizer a rosca, nos conte, ok?

Beijo.
LuLu.

Silvia Masc disse...

Show esta receita, você permite que eu coloque lá na Molly, com os creditos da receita e da imagem?

beijinho

silvia