Broa de fubá e erva doce (ou pão de milho)

segunda-feira, 29 de junho de 2009


Hoje eu tentei fazer um pão de milho, ou broa de fubá. Achei há algum tempo um fubá de ótima qualidade na drogaria DM, da marca Alnatura, que é uma marca de produtos naturais muito boa. E tentei fazer a boa e velha broa de milho que a gente come em Brasília e no rio. Que é um pão de farinhas de misturadas de milho e trigo com erva doce.

A tentativa valeu e eu consegui ainda fazer um pão bem macio que recheado com linguiça.


Ingredientes
6 batatas grandes cozidas e amassadas
250gr de margarina
250ml de leite
350gr de farinha de trigo
150gr de fubá
15gr de fermento biológico para pães
1 colher de sopa de erva doce
1 colheres de sopa de açúcar
1 sal a gosto.


Preparo
Deixe as batatas esfriarem e amasse, em seguida coloque em uma tijela, com as batatas e metade da farinha e do fubá e no meio coloque os ovos, a margarina, o açúcar, sal e o fermento e a erva doce. Amasse com as mãos até dar uma boa consistência acrescentando leite e a farinha restante aos poucos. Até a massa não se prender mais na base ou na sua mão.Para soltar vá acrescentando aos pouquinhos punhadinhos de farinha de fubá. Após a massa pronta sove bastante. Quer dizer você deverá amassar ela mais numa superfície plana limpa. Sempre batendo com a massa na base. Isso dá ajuda a criar calor para o fermento crescer.Cubra a massa e deixe crescer por uns 40 minutos a uma hora e meia. minutos.
Faça bolinhas ou uma bola em formato de broa. ou ainda coloque em uma assadeira, pincelando com gema leve ao forno para assar por 30min em forno médio para alto, retirando quando estiver corado.

Obs.:
Deve ser ter cuidado com o uso do leite quente ou morno. Algumas pessoas(e eu no também no inverno) costumam misturar o fermento biológico ao leite morno. Antes de misturar o leite amassa tenha certeza que as claras estão bem misturadas a farinha e a manteiga e acrescente o leite aos pouquinhos para não cozinhar os ovos. E reserve sempre um pouco de farinha para não deixar a massa grudando na mão pu na tijela no fim.

Eu queria fazer um cachorro quente com uma massa diferente e mais leve o que o fubá permite. Separei eu dividi a massa em duas bolas e em metade pus a erva doce e na outra não. Depois abri a massa com farinha de trigo e fiz enrolados de salsicha já com o molho.

Lembre sempre que o segredo do pão de milho é a sova e o uso da erva doce.

0 comentarios: