Pão de sêmolina. um acidente que deu certo

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Na semana do meu casamento, eu saí para comprar uns mantimentos, levei uma listinha,para não esquecer nada. Não esqueci nada. Claro que eu faria o bom e velho pão de batata fofinho e gostoso. Pois é, só que eu só percebi na hora de fazer a massa, no domingo pela manhã que havia trocado os pacotes que para meu azar era igualzinho, isso por que eu tive muito cuidado, aqui tem várias farinhas, griffig e glatt, e com números diferentes 470, 480 que eu nem sei para que serve ou a diferença. Luiza que está ficando especialista em culinária vai poder nos explicar melhor. Bem na hora que eu tava preparando a massa, já tinha posto o fermento e tava ali naqueles finalmentes eu peguei o pacote de farinha abri alegre e feliz coloquei na tijela e... Não era a mesma farinha! Embora fosse a mesma griffig 480 que eu sempre compro,mas uma tal de grießmehl, que ao procurar no dicionário descobri que era semolina, a mesma usada para fazer cuscuz marroquino, e aí já era tarde. Eu até achei que o pão viraria bolinho de estudante, por que a tal farinha parecia mais farinha de mandioca sem torrar a textura é igualzinha... Bem pelo menos tem uma vaguinha para mim no mercado de embalagens de farinha de trigo.

Olhei a textura e diss: "Jesus me abana! E seja lá o que Deus quiser."
Bem a massa cresceu linda, a textura ficou parecendo que tinha areia. Mas ao assar o pão ficou bem crocante e bem fofinho por causa da batata. Bem todo mundo gostou e não deu para quem quis. Bom para mim que fiquei com mais uma receita para passar para vocÊs. Bendito acidente.


Ingredientes
6 batatas grandes cozidas e amassadas sem casca
250 gr de farinha de trigo
250 gr de semolina
4 ovos
2 pacotinhos de fermento em pó para pão, mais ou menos 14gr ou um cubo de ferment biológico fresco.
250ml de leite
1 colher de chá de sal
1 colhe de chá de açucar
250gr de margarina

Preparo
Deixe as batatas esfriarem e amasse, em seguida coloque em uma tijela, ou sobre uma base plana previamente limpa, faça um "vulcãozinho" com as batatas e metade das farinhas e no meio coloque os ovos e a margarina o açúcar e sal e o fermento, amasse com as mãos até dar uma boa consistência acrescentando leite e a farinha restante aos poucos. Até a massa não se prender mais na base. PAra soltar vá acrescentando aos pouquinhos punhadinhos de farinha de trigo, a semolina costuma ficar com a humidade da massa então deixe a farinha de trigo para essa fase. Cubra a massa e deixe crescer por uns 40 minutos a 80 minutos. O ponto é quando as bolhas já tiverem arrebentando.
Faça bolinhas ou tranças e coloque em uma assadeira, pincelando com gema leve ao forno para assar por 25min em forno médio para alto, sempre vigiando.

Dicas.
1 - Essa massa tanto pode se doce como salgada. Simplesmente varie a quantidade de açúcar ou sal.
2 - Se fizer a massa doce em vez de ovos por cima use suco de laranja para pincelar
3 - Se você não possui experiência com pães, ou nenhuma base para fazer a massa, use uma tijela grande para fazer a massa.
4 - Misture também a massa cubinhos de macon, Salsa e cebolinhas picadinha com tomate, ou cubinhos de queijo parmesão ou provolone.

0 comentarios: