Sopa de abóbora com camarão

sábado, 29 de agosto de 2009

Eu adoro sopa de abobora, com camarão é melhor ainda. Essa é uma receita de família. Mamãe faz um bobó de camarão com abóbora e mandioca. Por que meu pai não gosta de azeite dendê. E a abóbora adora deixa o bobó amarelinho como o dendê. Então eu tive a idéia da sopa de abóbora de camarão.

Ingredientes
1/2kg de camarão grades
1 colher de óleo
Salsa picada
Cebolinha picada
alho picado
cebola picada
1/2 quilo de abóbora baiana(aquela que parece uma garrafinha)
sal e pimenta do reino a gosto
1 caldo de legumes
louro
Azeite
1/4 de litro Leite de coco.


Preparo

Descasque a abóbora tire as sementes e corte em cubos. Deixe cozinhar por meia hora em meio litro de água com uma colher de chá de sal. Em misture em liquidificador após esfriar e deixe a parte separe.

Limpe bem o camarão, tempere com alho sal e limão e refogue bem em frigideira com uma colher de óleo cebola,tomate picados, salsinha e cebolinha. Em seguida quando os camarões estiverem já avermelhados meio cozidos, já vermelhos desligue o fogo. Separe.

Devolva o creme da abóbora que foi batida no liquidificador a panela, e dilua o caldo de camarão em meio copo dágua quente e misture aos poucos ao creme de abóbora e também coloque os camarões refogados com os temperos. E deixe cozinhar sempre mexendo paa não empelotar em fogo baixo. Vá colocando o leite de coco e sempre mexendo. Tempere com sal e pimenta do reino e uma colher de azeite de oliva. A consistência é cremosa mas não muito grossa, caso a agua seque acrescente até 250ml de aguá. Sirva em pratos fundos com um raminho de salsa e uma colher de creme de leite puxada com o garfo para decrar o prato. Rende quatro porções generosas.

Dica:
Os camarôes devem ficar macios e não borrachudos, para tanto cozinhar a sopa em fogo baixo após os ter acrescentado

Sirva em pão italiano redondo pequeno. AProveitado o miolo para fazer croutons.

1 comentarios:

Anônimo disse...

muito boa