Vanillekipferl

domingo, 20 de dezembro de 2009

Vanille kipferl é um biscoito tradicional austríaco conhecidíssimo na Suiça e Alemanha. Franz adora. A massa original é feita com amendoas mas a gente sempre pode adaptar e usar por exemplo castanha de caju ou castanha-do-pará. Ano passado comprei uns cortadores de biscoito. Tentei fazer biscoitos mas ficaram definitivamente péssimos. Esse ano com a ajuda de uma amiga consegui acertar a massa. Ficaram bem melhores que os que a gente compra nas padarias. Franz tem comido aos montes, rezando para não engordar. Hehehehe quero ver ele ter tanquinho depois deste Natal.
O cortadores para o vanillekipferl são aqueles em meia lua. O formato do biscoito é como uma meia lua com o meio mas alto da dobrinha. Você pode fazer rolinhos finos de massa cortar com uma faca pedaços de mais ou menos 3centímetros e dobrar em curva.
São maravilhosos com chá ou café.

Ingredientes

250 gr de manteira ou margarina(de girassol ou canôla)
300 gr de farinha de trigo
70 gr de açucar de baunilha
50 gr de avelã em pó
açucar de confeiteiro para povilhar os biscoitos

Preparo

misture os ingredientes secos todos juntos em seguida a manteira ou margarina. Amasse tudo com a manteiga até ter uma consistência de massa coloque na geladeira por 30 minutos abra a massa com um rolinho. Para quem tiver forminhas faça meia luas mais ou menos grossinhas e coloque para assar em fogo alto por mais ou menos 15 minutos. Com cuidado para não queimar. Retire do forno, espere esfriar e povilhe com o açucar de confeiteiro. Coloque em um vidro grande de biscoito. Tipo baleiro, ou aqueles grandões de azeitona bem lavado e seco. Ou numa lata. São ótimos presentes para o Natal.Prepare uma bela lata e colocque um laço e pronto.

Dicas

- Se a avelã for retirada e colocar, podem ser feitos os biscoitos amanteigados recheados. Usando uma geléia de abricot, morango ou cereja, etc.
- Os brasileiros com açucar refinado sem sabor para a massa, e usando geléia de goiabada cremosa para o recheio. Faça bolinhas com a massa e quando esfriar junte as duas partes. Que são aqueles biscoitos mineiros casadinhos deliciosos.
- Para quem tem os cortadores de biscoito pode também fazer outros formatos. Eu tenho uns cortadores em formato de anjos. Fiz com geléia de laranja. E os de coração com nutella.
- Podem ser também enfeitados com o fondant de açucar ou chocolate. Ou ainda listras de chocolate derretido por cima.



0 comentarios: