Tortinha de batata

segunda-feira, 25 de maio de 2009


Ficam divinas como acompanhamento para carnes, peixes, frangos, mas também sao deliciosas, assim, purinhas, ou acompanhadas de uma saladinha e um vinhozinho leve. Sao tao facinhas de fazer que servem muito praquelas horas de preguiça ou pra quando chega uma boca a mais de ultima hora para jantar. Isso, sem falar que as crianças nao rejeitam jamais. Minha porçao criança que o diga! :-)




A receita serve 4 pessoas.


Ingredientes:
800g de batata cortadas em rodelas finas
2 raminhos de alecrim fresco
100 g de queijo que derrete, Mozzarella ou Gruyere, por exemplo
manteiga
farinha de rosca
sal e pimenta a gosto
20g de Parmigiano Reggiano ralado


Modo de fazer:
1-
Lave as batatas, descasque, corte em rodelas finas e reserve.
2- Coloque as batatas em uma tigela cheia de àgua gelada e reserve.
3- Lave o alecrim, separe as folhas, triture bem e reserve.
4- Rale grossamente o queijo e reserve.
5- Escorra as batatas e enxugue com um pano de prato limpo.
6- Unte com manteiga 8 forminhas de empadas ou muffins e enfarinhe com a farinha de rosca .
7- Comece a encher as formas colocando um pouquinho do alecrim no fundo, uma camada de batatas, sal, pimenta e um pouco de queijo.
8- Prossiga com outra camada da mesma forma: alecrim, batatas, sal, pimenta, queijo até encher as forminhas.
9- A ultima camada é de Parmigiano ralado.
10- Cubra-as com uma folha de aluminio e leve ao forno pre-aquecido a 180° C por 40 minutos.
11- Terminado o tempo retire o aluminio, de uma prensada nas tortinhas com a parte mais chata de um garfo para compactà-las bem.
12- Aumente o forno pra 200° C e coloque as forminhas novamente por outros 5-10 minutinhos, o tempo necessàrio pra dourar.
13- Espere resfriar um pouco e desenforme.
Foto By LuLu na Italia

Salmao simples

domingo, 24 de maio de 2009

Aqui eu costumo comprar um pacote com filezinhos de salmao defumado que a mim sempre parece estar mais cru que aqueles dos Self Service de Suchi e Sachimi do Brasília Shopping. E estando cru eu asso. Nao tem jeito. E Franz sempre acha que se foi assado ficou seco. Ontem eu descobri uma solucao para o problema. Marinar! Temperei com um pouco de sal, pimenta do reino, alho picado, cebola e tomate e azeite de oliva. Coloquei tudo em um papel alumínio. E direto ao forno, com fogo médio a alto por uns 20 minutos.

Preparo:
200gr de Salmao defumado
1/2 cebola picada
3 dentes de alho grandes amassados ou picados
2 tomates picados
sal
pimenta do reino
azeite de oliva
1 folha grande de papel a aluminio para embrulhar

Preparo:

Após picar o tomate, a cebola e o alho, tempere com sal e pimenta do reino e o azeite. Disponha o salmao sobre o papel aluminio, em camadas, um filé um pouco do tempero, até cobrir com o ultimo filé. Faca um embrulho e coloque no forno como na foto. Deixe por 20 minutos em forno alto. E pronto! O resultado é um salmao bem macio como o da foto e assadinho.

Dica:
Crie um recheio diferente utilizando uma colher de mel e castanhas de caju ou mesmo nozes.

Rosca de Natal

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Semana passada minha mae me passou essa receita de rosca que é facilissima de fazer. Nunca tinha feito nem pao nem nada parecido, mas como era bem pratica, fiquei entusiasmada e resolvi testar. Fiz meia receita que rendeu 3 roscas médias. Ficaram maravilhosas e eu jà repeti a dose variando um pouco com coco, passas... pra fazer juz ao nome.
Vou colocar aqui a receita inteira, ok?

Fotos By LuLu na Italia

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de água morna

1/2 lata de òleo
2 tabletes de fermento para pão (biològico)
4 ovos
1 pitada de sal
1 kg de farinha de trigo
1 gema pra pincelar
4 col. de sopa de açucar de confeiteiro


Modo de Fazer:
1- Basta tudo no liquidificador, menos a farinha e o sal,
2- Coloque a farinha e o sal numa tigela e và despejando a mistura liquida aos poucos e sovando a massa até dar o ponto. A massa desgruda da mao, fica lisa e macia. Se precisar, despeje um pouquinho de farinha nas maos para finalizar a sova. Quanto mais sovar, mais macia fica.
3- Faça as roscas em forma de trança e coloque nas assadeiras forradas com papel vegetal ou untadas e enfarinhadas. Pode fazer tres rolos compridos de massa e trançar.. Ou pode fazer um rolao comprido e fino e depois torcer... Pode fazer uma bolona e desenhar com a faca na superficie... Use a criatividade pra modelar como quiser.
4- Preaqueça o forno a 100° por 5 minutos, desligue e coloque as roscas dentro cobertas com um pano de prato umido por meia hora pra crescer.
5- Depois que crescer, pincele com gema de ovo e asse em forno pre-aquecido a 150° por 20 minutos. Como o tempo varia de forno forno, controle sempre pra nao queimar. Elas devem ficar levemente douradas.
6- Quando estiverem quase assadas, tire do forno (uns 3 minutinhos antes) e com as roscas ainda quentes passe por cima uma mistura feita de açúcar (melhor se for de confeiteiro) com água e volte ao forno para acabar de assar, isso dará um brilho muito bonito.


Obs.: Tem livros de culinaria que dizem que o fermento biològico nao deve ser batido no liquidificador, entao eu preferi dissolve-lo na àgua morna, acrescentà-lo aos ingredientes batidos do liquidificador e dar sò uma misturada.
Minha mae garante que bate tudo de uma sò vez e as roscas crescem que é uma beleza... hehehehe.. Fica a critério de cada um.

Pao integral pré assado

quarta-feira, 13 de maio de 2009



Esse é um saco de pao pre assado que vende aqui nos supermercados. Cada supermercado tem sua propria marca. Especificamente esse tem é o Vollkorn, um paozinho de sal integral. E desde que descobri esse pao salvei o dia por que nos polpa de ir a padaria. Ele dua uns quatro dias no inverno, e no verao deixo ele por dois dias dentro da geladeira com cuidado, por que ele é fermentado e na geladeira ele o frio pode atuar sobre ele. Sempre bom embrulhar em filme de alumio e congelar. Para assar ele demora uns 15 minutos e fica como uma paozinho frances integral.

As favas - Fritella

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Mais uma que eu nunca tinha visto, nem cozinhado, antes de vir pra Italia. Nem sei se tem no Brasil, pode até ter, mas eu é que nao conhecia. Com a chegada da primavera começaram a aparecer no supermercado e nas feirinhas essas vagens gigantes!! Favas! Minha sogra, ao saber de minha ignorancia e curiosidade me deu algumas e me ensinou como se prepara. Tem que debulhar as vagens e dependendo da receita retirar a pelinha de cada grao. Meio chatinho, mas vale a pena. Jà testei algumas receitas que eu vou colocar aqui aos poucos, com fotos, porque eu adorei esses fejoezoes metidos à besta.

A primeira delas é uma fritella, que em italiano quer dizer refogado ou salteado. A fritella classica na Sicilia é com favas frescas, ervilhas frescas e coraçao de alcachofras.

Foto By LuLu na Italia


Ingredientes:

Pra 4 pessoas
1 xicara de favas frescas jà debulhadas
1 xicara de ervilhas frescas jà debulhadas, ou frescas congeladas
1 xicara de coraçoes de alcachofra fresca
1 cebola roxa picadinha
2 dentes de alho amassados
1 xicara de caldo de legumes
1 fio de azeite extra virgem
2 col sopa de vinho branco (opcional)
Sal e pimenta a gosto


1- Refogue o alho e a cebola no azeite
2- Acrescente favas, ervilhas e alcachofras e deixe pegar gosto
3- Se decidir colocar o vinho, adicione e deixe ferver pra perder o alcool
4- Acrescente o caldo de legumes,
5- Acerte o sal e a pimenta, tampe e deixe cozinhar até que as favas estejam macias. Uns 20 minutos, aproximadamente.


Sirva morno ou frio.

Papa Lombeira

terça-feira, 5 de maio de 2009

Papa Lombeira é como chama o creme de fubá com couve.No interior de minas se come muito. E pode ser feita com Paio ou carne, lombo salgado de porco, ou outra carne de vaca que seja macia e salgada.
Minha mae fazia sempre nas épocas de inverno em Brasília e quando morávamos no Rio também. A receita é facinha e os ingredientes sempre tempos em casa.

Ingrendientes.


1 litro de agua
4 colheres de fubá fininho
1 pedaco de lombo dessalgado ou paio
1 ovo
6 folhas grandes de couve cortadas em tiras finas.
1 caldo de carne
1 pimenta do reino
salsa e cebolinha picadas
cebola picada
1 dente de alho amassado
1 colher de cha de oleo de milho

Preparo

1 - Corte o lombo em pedacos grandes, e deixe molho em agua quente para dessalgar retire a agua e dê mais uma fervura em forno médio. O lombo nao deve estar nem muito salgado nem sem sal algum.
2 - Retire a agua da fervura e acrescente cebola picada e o alho amassado e refogue a carne junto com a carne acrescentando uma colher de chá de oleo. Em fogo baixo.
3 - Quando a cebola estiver dourada acrescente o cheiro verde.
4 - Dilua o caldo de carne um copo dagua e acrescente ao refogado da panela. Deixe ferver e abaixe o fogo.
5 - Dilua as quatro colheres de fubá, aos poucos. Uma colher para cada 250ml de agua, sempre colocando primeiro o fubá no copo e em seguida água para nao empelotar.
5 - Acrescente o fubá diluído ao refogado que ja estará com o daldo fervido e vá sempre mexendo.
6 - Mexa até comecar a ter consistência cremosa.
7 - Acrescente o ovo cru ao creme e em seguida espalhe a clara com um garfo para se fragmentar e fure a gema para que ela nao cozinhe inteira.
8 - Deixe cozinhar até que fique a clara fique branca.
9 - Acrescente a couve ao creme e deixe cozinhando em fogo baixo.
10 - Se o creme engrossar acrescente um copo de agua e mexa ate que fique homogeneo

Dicas
1. A consistência deve ser como uma sopa de ervilha e nao de mingau.Se ficar muito aguada acrescente mais uma colher fuba diluida em 50ml de agua.
2. O lombo deve estar macio, deve-se ter cuidado para ele nao endurecer.
3. Substitua o lombo por paio ou linguica calabresa em pedacos, tire a pele do paio antes de ferver. Ou substitua por pedacos de peito de frango, nesse caso use caldo de frango. Ou ainda carne moída
4. A couve pode ser substituida por espinafre ou acelga
5. Pode ser servido como entrada em um jantar, ou como em pequenas porcoes como um caldinho para festas.