Mousse de chocolate da Dona Dolores

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

O melhor Mousse de chocolate que já comi na vida... Lá pelo fim dos anos 80 conheci Gláucia e o Cláudio Ferreira. Gêmeos, e todos os anos dona dolores fazia a festa de aniversário deles. Era todo ano o acontecimento do ano. A gente nunca conseguiu saber se o melhor era o almoço o a sobremesa. Mas claro que esses almoços ficaram na memória de todos nós. Haviam amigos que iam só para comer a sobremesa como eu. Os mousses de chocolate e maracujá eram fantástico. Mousse de maracujá é mais fácil fazer é como torta de limão. A acidez do maracujá faz com que o leite condensado fique consistente. Mas o mousse de chocolate da dolores, hummmmm é de dar água na boca. Eu conheço gente que mal pegava a primeira porção já entrava no fim da fila para pegar a segunda, eu por exemplo. Vamos ver se no próximo ano eu acerto. Se eu estivesse no Brasil tentaria escanear a foto que tenho de um dos últimos almoços que fui na década de noventa. Quando éramos todos solteiros e inocentes. Obrigada dona Dolores, e Gláucia. Essa receita tem que ser preservada. Pois significa muito para gente. Ele fica durinho como a torta de chocolate mousse do bom e velho Bar alemão Friburgo no fim da asa sul. Mas isso é outra história...

Ingredientes:

01 caixa de passas sem sementes
01 xícara de açúcar
01 xícara de Nescau (pode ser Chocolate do Padre)
200 gramas de manteiga sem sal
50 gramas de margarina
01 cálice de licor de cacau (pode ser licor de chocolate)
06 ovos
Chocolate granulado


Preparo

Misturar num prato o açúcar com o Nescau e reservar.
O segredo está em liquidificar assim:
02 ovos inteiros + algumas colheres de açúcar com Nescau
+ 1/3 da manteiga +1/3 da margarina + 1/3 do licor.
Bater bem, depois repetir tudo e bater mais.
Por fim, colocar o resto e bater mais ainda.
Colocar as passas antes de ir para o congelador e quando endurecer um pouco, colocar o chocolate granulado.
Se quiser mais mole, voltar depois para a geladeira.

Bolo de castanha do pará

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Do site do programa da Ana Maria Braga, Mais Você. Eu vi este vídeo ainda quando estava no Brasil. Adorei. Como neste Natal já vamos ter muita coisa, com sogrinha trazendo os maravilhosos biscoitos amanteigados, vou tentar testar a receita semana que vem para o café da manhã de Ano Novo. Feliz Natal a todos vocês que nos acompanharam durante todo este ano. Um abraço e que todos tenham um Feliz Natal e Ano Novo.

formspring.me

domingo, 20 de dezembro de 2009

Ask me anything http://formspring.me/giselemoura

Vanillekipferl

Vanille kipferl é um biscoito tradicional austríaco conhecidíssimo na Suiça e Alemanha. Franz adora. A massa original é feita com amendoas mas a gente sempre pode adaptar e usar por exemplo castanha de caju ou castanha-do-pará. Ano passado comprei uns cortadores de biscoito. Tentei fazer biscoitos mas ficaram definitivamente péssimos. Esse ano com a ajuda de uma amiga consegui acertar a massa. Ficaram bem melhores que os que a gente compra nas padarias. Franz tem comido aos montes, rezando para não engordar. Hehehehe quero ver ele ter tanquinho depois deste Natal.
O cortadores para o vanillekipferl são aqueles em meia lua. O formato do biscoito é como uma meia lua com o meio mas alto da dobrinha. Você pode fazer rolinhos finos de massa cortar com uma faca pedaços de mais ou menos 3centímetros e dobrar em curva.
São maravilhosos com chá ou café.

Ingredientes

250 gr de manteira ou margarina(de girassol ou canôla)
300 gr de farinha de trigo
70 gr de açucar de baunilha
50 gr de avelã em pó
açucar de confeiteiro para povilhar os biscoitos

Preparo

misture os ingredientes secos todos juntos em seguida a manteira ou margarina. Amasse tudo com a manteiga até ter uma consistência de massa coloque na geladeira por 30 minutos abra a massa com um rolinho. Para quem tiver forminhas faça meia luas mais ou menos grossinhas e coloque para assar em fogo alto por mais ou menos 15 minutos. Com cuidado para não queimar. Retire do forno, espere esfriar e povilhe com o açucar de confeiteiro. Coloque em um vidro grande de biscoito. Tipo baleiro, ou aqueles grandões de azeitona bem lavado e seco. Ou numa lata. São ótimos presentes para o Natal.Prepare uma bela lata e colocque um laço e pronto.

Dicas

- Se a avelã for retirada e colocar, podem ser feitos os biscoitos amanteigados recheados. Usando uma geléia de abricot, morango ou cereja, etc.
- Os brasileiros com açucar refinado sem sabor para a massa, e usando geléia de goiabada cremosa para o recheio. Faça bolinhas com a massa e quando esfriar junte as duas partes. Que são aqueles biscoitos mineiros casadinhos deliciosos.
- Para quem tem os cortadores de biscoito pode também fazer outros formatos. Eu tenho uns cortadores em formato de anjos. Fiz com geléia de laranja. E os de coração com nutella.
- Podem ser também enfeitados com o fondant de açucar ou chocolate. Ou ainda listras de chocolate derretido por cima.



Mané Pelado facinho


Ganhei mandioca ralada do Prosi, o mercadinho de produtos exóticos aqui em Viena,já contei sobre ele. A mandioca é de boa qualidade não amarga e tava congelada a dois meses na minha geladeira, fiz com 300gr um bobó de camarão que na verdade virou uma caldeirada. Ou quase uma moqueca... Ou sei o inverso... Sei lá. Mas fiz um bolo de mandioca que ficou tudo de bom. Minha mãe chama de Mané Pelado. Eu não sei se é mesmo o mané pelado mas ficou gostosíssimo.Franz comeu metade. E rezando para não engordar.
a Receita segue aí embaixo.

Ingredientes

700gr de mandioca ralada
200gr de queijo ralado
100gr de côco ralado
3 colheres de sobremesa de margarina
6 colheres de sopa de açúcar
3 ovos

Preparo

1 - Com uma colher de pau misture a mandioca o coco ralado e o queijo
2 - Adicione o açucar e a margarina, continue mexendo com a colher de pau
3 - coloque os ovos inteiros e agora por fim bata tudo com batedeira para ficar bem homogeneo.
4 - Coloque em uma assadeira, e asse em fogo alto até dourar por cima. Retire e espere esfriar e corte em quadrados.

Dicas.
- Se a mandioca ficar muito úmida após ralar, coloque em um pano de prato bem limpo e retire e torça até sair bastante do líquido. Serve para quem compra a mandioca congelada também. Embora eu goste do bolo mais molhadinho.
- Para quem não gosta de ralar o coco, use o coco ralado comprado no mercado. Eu normalmente hidrato com água. Coloco em uma vazilha com agua suficiente para humidificar o coco mais ou menos um para um. Um copo do côco, e um copo de água. Coloco num plástico e deixo por uma noite.
-