As favas - Fritella

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Mais uma que eu nunca tinha visto, nem cozinhado, antes de vir pra Italia. Nem sei se tem no Brasil, pode até ter, mas eu é que nao conhecia. Com a chegada da primavera começaram a aparecer no supermercado e nas feirinhas essas vagens gigantes!! Favas! Minha sogra, ao saber de minha ignorancia e curiosidade me deu algumas e me ensinou como se prepara. Tem que debulhar as vagens e dependendo da receita retirar a pelinha de cada grao. Meio chatinho, mas vale a pena. Jà testei algumas receitas que eu vou colocar aqui aos poucos, com fotos, porque eu adorei esses fejoezoes metidos à besta.

A primeira delas é uma fritella, que em italiano quer dizer refogado ou salteado. A fritella classica na Sicilia é com favas frescas, ervilhas frescas e coraçao de alcachofras.

Foto By LuLu na Italia


Ingredientes:

Pra 4 pessoas
1 xicara de favas frescas jà debulhadas
1 xicara de ervilhas frescas jà debulhadas, ou frescas congeladas
1 xicara de coraçoes de alcachofra fresca
1 cebola roxa picadinha
2 dentes de alho amassados
1 xicara de caldo de legumes
1 fio de azeite extra virgem
2 col sopa de vinho branco (opcional)
Sal e pimenta a gosto


1- Refogue o alho e a cebola no azeite
2- Acrescente favas, ervilhas e alcachofras e deixe pegar gosto
3- Se decidir colocar o vinho, adicione e deixe ferver pra perder o alcool
4- Acrescente o caldo de legumes,
5- Acerte o sal e a pimenta, tampe e deixe cozinhar até que as favas estejam macias. Uns 20 minutos, aproximadamente.


Sirva morno ou frio.

2 comentarios:

Silvia Masc disse...

Que delícia esse blog... me senti com vc na tua cozinha... tornei-me tua fã. Amo Brownie, houve um tempo que aqui em sampa, eu escolhia o restaurante pela sobremesa, e o Mestiço, oferece um brownie delicioso, a comida é ótima mas a sobremesa é maravilhosa. mas ainda não fiz nenhuma receita usando favas. A salada ficou muito bonita, eu insisto que é possivel tornar qualquer comidinha por mais simples que seja, gostosa e bonita. Não sou cozinheira, adoro colecionar receitas, desde pequena, e sou craque em alguns pratos, risotos, peixe, faço um pavê de nozes de comer rezando...rsrs ( mas só de vez enquando, pq. é altamente calórico)mesmo com ingredientes lights, mas sempre gosto de apresentar de forma como se fosse para uma visita ilustre....rs

beijos querida, volto ao trabalho...

Pai dos trigemeos disse...

Opa, Lulu, adorei o blog. Quem cozinha aqui em casa sou eu.
Tambem passei pelo Admiravel mundo novo e adorei.
Beijos,

Octavio