As favas - Fritella

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Mais uma que eu nunca tinha visto, nem cozinhado, antes de vir pra Italia. Nem sei se tem no Brasil, pode até ter, mas eu é que nao conhecia. Com a chegada da primavera começaram a aparecer no supermercado e nas feirinhas essas vagens gigantes!! Favas! Minha sogra, ao saber de minha ignorancia e curiosidade me deu algumas e me ensinou como se prepara. Tem que debulhar as vagens e dependendo da receita retirar a pelinha de cada grao. Meio chatinho, mas vale a pena. Jà testei algumas receitas que eu vou colocar aqui aos poucos, com fotos, porque eu adorei esses fejoezoes metidos à besta.

A primeira delas é uma fritella, que em italiano quer dizer refogado ou salteado. A fritella classica na Sicilia é com favas frescas, ervilhas frescas e coraçao de alcachofras.

Foto By LuLu na Italia


Ingredientes:

Pra 4 pessoas
1 xicara de favas frescas jà debulhadas
1 xicara de ervilhas frescas jà debulhadas, ou frescas congeladas
1 xicara de coraçoes de alcachofra fresca
1 cebola roxa picadinha
2 dentes de alho amassados
1 xicara de caldo de legumes
1 fio de azeite extra virgem
2 col sopa de vinho branco (opcional)
Sal e pimenta a gosto


1- Refogue o alho e a cebola no azeite
2- Acrescente favas, ervilhas e alcachofras e deixe pegar gosto
3- Se decidir colocar o vinho, adicione e deixe ferver pra perder o alcool
4- Acrescente o caldo de legumes,
5- Acerte o sal e a pimenta, tampe e deixe cozinhar até que as favas estejam macias. Uns 20 minutos, aproximadamente.


Sirva morno ou frio.

2 comentarios:

Silvia Masc disse...

Que delícia esse blog... me senti com vc na tua cozinha... tornei-me tua fã. Amo Brownie, houve um tempo que aqui em sampa, eu escolhia o restaurante pela sobremesa, e o Mestiço, oferece um brownie delicioso, a comida é ótima mas a sobremesa é maravilhosa. mas ainda não fiz nenhuma receita usando favas. A salada ficou muito bonita, eu insisto que é possivel tornar qualquer comidinha por mais simples que seja, gostosa e bonita. Não sou cozinheira, adoro colecionar receitas, desde pequena, e sou craque em alguns pratos, risotos, peixe, faço um pavê de nozes de comer rezando...rsrs ( mas só de vez enquando, pq. é altamente calórico)mesmo com ingredientes lights, mas sempre gosto de apresentar de forma como se fosse para uma visita ilustre....rs

beijos querida, volto ao trabalho...

O Lacombe disse...

Opa, Lulu, adorei o blog. Quem cozinha aqui em casa sou eu.
Tambem passei pelo Admiravel mundo novo e adorei.
Beijos,

Octavio