Tapioca com coco.

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Essa é uma receita que eu não faço em 10 minutos. Sempre faço de um dia para o outro por que gosto de tapioca com a goma feita em casa. Aprendi com uma amiga a fazer goma de tapioca. É meio trabalhoso mas não é difícil.

Ingredientes para a massa da tapioca.
1 pacote de povilho doce
1 tigela funda

preparo
Coloque um litro de aguá na tigela e em seguida derrame a tapioca sobre a água. Se for muita tapioca e ela ficar um pouco cremoosa deixe a massa assentar e jogue agua até cobrir e ficar uma mistura de agua e tapioca. Cubra a tigela e deixe decantar por 12 horas. Melhor fazer antes de dormir.

No dia seguinte a tapioca vai estar totalmente decantada. A água estará toda por cima e a tapioca em baixo e durinha como uma pedra. Jogue toda a agua fora e quebre a tapioca de forma que ela fique como uma farinha. Eu prefiro usar uma peneira de palha pequena que caiba em uma tigela como tampa para quebrar a massa, uma farinha meio grossa, como se tivesse pequena bolinhas e aí é o que chamamos de goma.

Unte uma frigideira com manteiga e aqueça em fogo baixo. De preferência uma frigideira antiaderente, com a frigideira quente povilhe a goma de forma a cobrir toda a frigideira, como se fosse um disco, se guiser povilhe sobre a massa coco ralado. Ela estará pronta quando a massa quando a goma estiver toda unida, uma massa compacta, daí coloque o recheio e dobre como uma meia lua.
É um processo rápido. Retire a tapioca e repita o processo quantas vezes quiser.Tenha cuidado para não queimar e mantenha o fogo em médio ou baixo.

Dicas.
Use como recheio queijo mussarela, goiabada cremosa, queijo minas, coco ralado, doce de leite ou o que der vontade.

Pavê de Atum

Minha mãe uma vez inventou um pavê de cream cracker. Ficou super gostoso e ela continuou fazendo por muito tempo e variando também. A receita é facinha. Vamos lá.

Ingredientes
2 colheres de margarina
1 lata de Creme de leite com 350ml
1 lata de atum ralado
1 pacote de biscoito cream cracker
100gr de azeitona picada
Salsa e cebolinha picadinhas
1 tomate picado em cubos sem semente
1 cebola picada
pimenta do reino
sal

Preparo

Misture o a margarina e o atum ao creme de leite no liquidifcador. Após retirar coloque sal pimenta do reinto a gosto, metade da cebola picada e a salsinha.
Em uma forma não muito grande distribua os biscoitos creme cracker.
Uma camada de biscoito, uma camada do creme de atum.
Na úlitima camada de creme coloque ou por cima a azeitona e a cebola e o tomate e a salsa e cebolinha. Leve a geladeira por trinta minutos a uma hora ante de servir. E antes de ir a mesa jogue um fio de azeite.

Dicas
Sirva como entrada juntamente com salada.
Ideal para dias de verão.
Experimente fazer com um creme de abacate e limão.

Cebola crocante

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Quem já comeu cebola picada crocante sabe o que é bom! Quem conhece o cachorro quente do Ikea. Que é sem sal, sem pimenta, sem nada, um pãozinho careca mixuruca e salsicha. Mas quando a gente coloca a mostarda, o katchup e o pepino em conserva fica ótimo.

Na verdade essa cebolinha picada crocante ou a mesma coisa em versão americana, Crispy Onion, é ótima com saladas, maioneses, bifes acebolados, um franguinho assado no domingo. Dá todo um sabor especial. Então aqui vai a receita.

Ingredientes
3 cebolas picadas.
1 copo de água com gás
1 xícara de farinha de trigo
2 Sal
3 óleo para fritar

Preparo

1 - Pique as cebolas em cubinhos não muito pequenos
2 - Faça uma massa de farinha de trigo cremosa misturando a água com gás uma colher de café de sal. Deixe a massa bem cremosa. A textura é quase de massa de bolo para tanto misture agua á farinha aos poucos e bata bastante.
3 - Misture a cebola a ao creme.
4 - Aqueça o óleo em uma panela ou frigideira e frite as cebolas até elas ficarem douradas.
5 - Escorra em papel toalha e após esfriar guarde em um vidro bem fechado

Quiche de legumes

domingo, 18 de janeiro de 2009

Sumiço justificado pelas festas de fim de ano, mas agora nao tem mais desculpa. A vida volta ao normal, inclusive com direito a seçao de compras reforçada para repor a geladeira e, como jà virou tradiçao, teve torta-quiche de legumes, ràpida pratica e deliciosa, sò que dessa vez com massa brisé que jà vem pronta.

Olha sò que cara boa!

Foto By LuLu na Italia





Pra essa torta usei:

1 pacote de massa brisé
1 Maço de brocolis cozido no vapor por 10 minutos
4 salsichas cortadas em cubinhos
150g de queijo fresco pecorino cortado em cubinhos
100g de muzzarela cortada em cubinhos
100g de provola fresca cortada em cubinhos
1/2 peperoncino fresco picante cortadinho
Pimenta do reino a gosto
Sal a gosto
3/4 xic de creme de leite fresco
2 ovos
1/2 cebola finamente ralada
1 pitada de açucar
100g de queijo parmesao reggiano ralado
1 maço pequeno de salsinha


Modo de fazer:

1- Preaqueci o forno a 180°
2- Tirei a massa da geladeira antes, como pede a embalagem, com o papel de forno que jà vem enrolada e tudo. Depositei delicadamente numa forma redonda, de lateral removivel, de aprox 22cm. Cobriu o fundo e fez a borda lateral com uns 3 dedos de altura.
3- Fui ajeitando e preenchendo a massa com brocolis jà frio separando os ramalhetes, salpiquei um pouco de sal e pimenta do reino.
4- Salpiquei os cubinhos da salsicha, os queijos, a pimenta bem cortadinha, salpiquei mais uma pitadinha de sal e pimenta do reino e por ultimo o açucar.
5- Numa tigela misturei o creme de leite com os ovos e bati bem até dobrar de tamanho e ficar bem cremoso, temperei com o queijo ralado, a cebola, salsinha, sal, pimenta e despejei sobre os legumes.
6- Deixei no forno por 35 minutos, ou até a massa ficar dourada nas bordas. O truque do açucar é que fez o creme dourar também.

Renderam 4 fatias grandes, das quais eu comi uma e o marido duas, como sempre. Servi quente.