Pão Australiano (tipo Aussie Bread do Outback) - Versão Atualizada

sexta-feira, 19 de março de 2010

Recebi essa receita de Pão Australiano que eu tenho corrido atrás há um tempão. A Zezé recebeu por email no trabalho e mando para mim. E aí eu não hesitei, e postei aqui a receita que vem do blog da Cinara's Place Eu simplesmente adoro esse pão. Toda vez que vou para casa(Brasília) eu faço questão de ir ao Outback. Que infelizmente aqui em na Áustria ainda não tem. Vou eu mesma testar a receita.
quem testar primeiro me avise e mande foto.


Pão Australiano (tipo Aussie Bread do Outback) - Versão Atualizada


Ingredientes
1 1/4 xícara de água morna
Corante alimentício marrom (opcional)
2 colheres (sopa) de margarina
1/2 xícara de melado
1 3/4 xícara de farinha de trigo
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de farinha de centeio
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de glúten - não usei
1 1/2 colher (chá) de fermento biológico seco
Fubá para polvilhar

Preparo
Na máquina de pão, misture 60 gotas de corante marrom à água morna, e em seguida acrescente todos os demais ingredientes (menos o fubá), na ordem acima. Ligue no ciclo “Dough” (Massa). Quando o ciclo terminar, remova a massa e separe-a em 6 partes iguais.

Modele de 4 a 6 pãezinhos de cerca de 12 cm de comprimento e 5cm de largura. Polvilhe uma superfície com fubá. Umedeça as mãos, passe-as levemente sobre os pãezinhos e passe-os no fubá. Coloque-os em uma assadeira, cubra com um pano e deixe crescer durante uma hora.

Pré-aqueça o forno a 180° C. Leve os pãezinhos crescidos ao forno e asse por 35 a 40 minutos, ou até dourar. Tire do forno e deixe-os esfriar por 15 minutos. Sirva com manteiga “de verdade”, gelada ou amolecida.

Observações importantes:

1) A massa ainda sai da máquina um tanto molinha, mas com um pouquinho mais de farinha é possível modelar os pãezinhos sem deixar a massa dura demais.

2) Os pães não chegam a dobrar de tamanho durante o crescimento dentro das fôrmas. Mas não se preocupem: dentro do forno eles crescem que é uma beleza!

3)Quem não tem máquina, pode fazer a receita seguindo as massas tradicionais: farinhas com o fermento em pó, buraco no meio, ingredientes úmidos, demais secos, sovar e descansar, sovar e descansar.

1 comentarios:

jefhcardoso disse...

A receita parece deliciosa.
Abraço.
Jefhcardoso do http://jefhcardoso.blogspot.com