Massa de pastel

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Mamãe me passou uma receita de massa de pastel infalível. Não tem como errar e eu fiquei a anos aqui querendo comer um pastel. O mais próximo que consegui foi algo bem próximo a massa de pastel que mais parece um pão frito que são os Langos austríacos. E toda feirinha tem mas é uma massa grossa que também é frita e sem recheio algum. Resumindo o pastel que conhecemos no Brasil. Pelo menos o que minha mãe faz é muito bom. Ela tinha me dado a idéia de usar a massa de lasanha fresca, mas eu nunca achava ou lembrava até que resolvi me aventurar a massa de pastel de verdade. Então vamos a receita.

Ingredientes

500gr de farinha de trigo
1 ovo
50 gramas de margarina ou 2 col óleo
200ml de agua quente.
óleo para fritar

Preparo
Coloque metade da farinha sobre uma superfície plana e faça um buraco no meio, como se fosse um vulcão. Neste buraco coloque a margarina em temperatura ambiete, o ovo inteiro, misture e acrescente a água e a farinha de trigo restante aos poucos sove a massa até ficar bem plástica, homogênea e ela não estiver mais grudando na mão.

Abrindo a massa:
Divida a massa em pequenas bolinhas. Essa receita dá para mais ou menos 30 pastéis médio. Estique as bolinhas com rolo de massas sempre usando um pouco de farinha de trigo para não grudar no rolo ou na superficie e para ficar mais fácil de esticar ajudando a massa ficar mais fina.

Recheando e fechando:
Coloque o recheio no meio molhe com água e feche o pastel sobreponde uma borda sobre a outroa. Para ficar bem fechado sem o risco de abrir na hora da fritura use um garfo para amassar as bordas e também ficar ondulado.

Na hora de fritar:
Frite em óleo bem quente em uma panela que tenha borda alta ou em fritadeira. Para não respingar e sujar a cozinha e também evitar queimaduras. Sempre cuidado na hora de colocar o pastel na panela use uma escumadeira para embeber o pastel no óleo quente ou um garfo grande. Também para enviar queimaduras.

No forno: Para quem não quiser fritar, faça a massa e junto com a farinha uma colher de sopa bem cheia de fermento ou bicarbonato de sódio, asse em forno baixo e pré aquecido para não ficar muito ressecado e se quiser borrife um pouco de agua antes de assar sobre eles antes..

Abaixo seguem algumas dicas de recheio.

Dicas de recheio

1 - Carne, sempre moída: tempere a carne com cebola, alho sal e pimenta e refogue se quiser acrescente azeitonas ou um pouco de molho de tomate. Deixe esfriar. E então use como recheio sobre a massa.Ou refogue com um caldo de carne.
2 - Pizza: Pique mussarela, presunto, tomate cebola e óregano e misture tudo junto.
3 - Palmito
4 - Frango
5 - Vegetariano:cenoura, ervilha, palmito, milho, batata
6 - Calabreza, refogue cubos de linguiça calabreza com rodelas de cebola e acrescente molho de tomate ou pedaços de tomate sem pele.
7 - Mussarela ou queijo favorito, eu gosto do minas, na falta dele serve um queijo branco. PAra quem estiver no exterior existem um queijo bem parecido com o queijo minas, o queijo de cabr, para aqueles na alemanha e Austria o Weichkäse. Ou também o queijo cremoso.
8 - Goiabada com queijo ou outra compota
9 - Banana com queijo, açúcar e canela
10 - Brigadeiro
11- doce de leite.

E o que sua imaginação e paladar permitirem minha mãe sempre usa algo que estiver sobrando na geladeira. Tipo uma carne assada, um estrogonofe, etc.

4 comentarios:

Anakoelho disse...

Oi Gisele!
Que receita boa menina,adorei vou copiar e fazer brevemente.Mto obrigada por dividir conosco essa delíca.
Um Feliz Natal com saúde,paz e muitas alegrias junto aos seus familiares.

Arte em croche e trico - Croche e trico da Fri disse...

OI Gisela, como vai ? Como que sua opniao nao valera, claro que vale, e mto. A opniao de todas que me escreveram me ensinaram muito e eu so posso agradecer. Te agradeco o tempo que dispensou para opinar. Gisela, eu preferi para cima, mas meu marido e a vizinha gostaram para baixo, ai fiquei super insegura, e tive que pedir ajuda as meninas poderosas, todas as artesas blogueiras que sempre me acodem nessas horas hehehe. Dai, decidi que vou fazer dois vestidos, esse eu nao vou vender, e minha primeira criacao ( vestido ) os outros eu tirei , um da Ivys crochet, e outro da revista mon tricot, e por causa desse ultimo me senti segura para arriscar a minha propria criacao.No proximo colocarei em pratica a ideia das meninas que optaram para baixo e ate msm sua ideia testarei de misturar tudo, e que ontem eu ja prendi de um lado todas para cima, e nao poderei mais mixar( cima e embaixo ) Muito obrigada ! Beijos
FRI

Simples Assim disse...

Oi Lulu,
Faço parte do Amigas em Harmonia e a Zézé me falou do seu blog.
Gostei muito. Parabéns! Vamos nos conhecendo.
Bj
Lylia

Simples Assim disse...

Oi Lulu,
Faço parte do Amigas em Harmonia e a Zézé me falou do seu blog.
Gostei muito. Parabéns! Vamos nos conhecendo.
Bj
Lylia