Pao de queijo sem óleo sem ovo, sem leite - Update.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O Diógenes deixou uma pergunta na receita de pão de queijo, sem óleo e sem ovos, que deixamos aqui. Vou responder a pergunta do diógenes é: que tipo de queijo usamos aqui em Viena? E a resposta é: qualquer um. Claro que na verdade é uma tentativa e erro muito grande. Por que a gente vê por exemplo um queijo duro, numa feirinha de fim de semana e acha que ele vai ser bom, e aí o paladar nos trai.

As receitas clássicas de pão de queijo mineiro ou goiano, aconselham a escaldar o queijo com o leite quente, para aumentar o sabor do queijo e misturá-lo melhor ao povilho. Mas o povilho faz uma massa de características gelatinosa e um pouco elástica, nao só para o pao de queijo e também para a tapioca e outras coisinhas como o cuscuz brancos que é feito com a goma da tapioca bem seca.Eu acho incrível esse mar de possibilidade que a mandioca nos dá. O que da consistência e sabor ao päo de queijo é o povilho e o queijo. Eu evito usar queijos amargos, muito fortes ou muito salgado. Normalmente uso o Ementaler ralado, ou o pizakäse que nao deixa de ser uma muzarela como nós conhecemos. O parmesao, principalmente o Grana padano, costuma amargar e ficar muito salgado, entao o ideal se for necessário o uso do parmesao puro sempre misturando a outro queijo.

Vale também a possibilidade de fazer pao de queijo de uma forma mais fácil substituindo o queijo e o leite por dois potinhos de cream cheese ou o cottage, que uso principalmente para reduzir a bomba calórica que é o uso do ovo e do óleo. Fica täo gostoso quanto. Bem como sempre vale a criatividade.

E para dar um ar de fingerfood para festas... algo bem chique, uso ervas finas, paprika, curry, pedacos de pimentao, cebolinha, salsinha, azeitona. E ainda é possível fazer aqueles espetinhos com pao de queijo.


O uso do sal

Muitas vezes eu deixo de citar o sal nas receitas, é verdade e descobri a razäo. A primeira é por que o sal costuma a nos fazer conservar mais água no corpo. O que nos faz inchar. E também é para pessoas hipertensas ele ajuda a aumentar a pressao sanguíneas. Na verdade eu acho que o uso do sal depende muito do paladar. Claro que existem aquelas receitas como as de muffin que não pode se esquecer o sal, pois ele é altera o sabor na mistura e diminui o sabor do fermento, principalmente por aqui onde o fermento costuma ter gosto meio de azedo. Muitas vezes o queijo usado fazem o päo fica salgado. Entao eu aconselho que testem o sabor antes de assar toda a massa. Pois a massa as vezes parece salgada porém o pao fica sem sal.

0 comentarios: