A pamonha(assada) da Fátima

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Bem hoje passei o dia na casa da Eneida. Estamos preparando nosso Bazar. E no lanche a Fátima preparou uma pamolha que deveria ser frita, que acabou sendo assada. Mas estava maravilhosa.

Ingredientes
10 espigas de milho
2 ovos
sal
pimenta do reino
100g Queijo parmesão

Preparo
Retire os dentes das espigas, bata no liquidificar, sem água, até virar um creme. Misture sal, pimenta do reino e o queijo. Unte uma assadeira e despeje esse creme sobre ela. E deixe assar até que fique consistente, mas ou menos 15 a 30 minutos em fogo alto.

Dica
1-Coloque pedaços de queijo minas e/ou pedaços de linguiça na massa antes de assar, distribuindo sobre a massa na assadeira.
2- Quem está fora do Brasil pode usar milho cozido enlatado da lata de 1kg. Neste caso para quem está na Áustria aumente o sal e a pimenta pois é o Milho é açucarado.
3-Faça pamonha doce trocando o sal pelo açucar e acrescentando canela.

Sopa de abóbora com camarão

sábado, 29 de agosto de 2009

Eu adoro sopa de abobora, com camarão é melhor ainda. Essa é uma receita de família. Mamãe faz um bobó de camarão com abóbora e mandioca. Por que meu pai não gosta de azeite dendê. E a abóbora adora deixa o bobó amarelinho como o dendê. Então eu tive a idéia da sopa de abóbora de camarão.

Ingredientes
1/2kg de camarão grades
1 colher de óleo
Salsa picada
Cebolinha picada
alho picado
cebola picada
1/2 quilo de abóbora baiana(aquela que parece uma garrafinha)
sal e pimenta do reino a gosto
1 caldo de legumes
louro
Azeite
1/4 de litro Leite de coco.


Preparo

Descasque a abóbora tire as sementes e corte em cubos. Deixe cozinhar por meia hora em meio litro de água com uma colher de chá de sal. Em misture em liquidificador após esfriar e deixe a parte separe.

Limpe bem o camarão, tempere com alho sal e limão e refogue bem em frigideira com uma colher de óleo cebola,tomate picados, salsinha e cebolinha. Em seguida quando os camarões estiverem já avermelhados meio cozidos, já vermelhos desligue o fogo. Separe.

Devolva o creme da abóbora que foi batida no liquidificador a panela, e dilua o caldo de camarão em meio copo dágua quente e misture aos poucos ao creme de abóbora e também coloque os camarões refogados com os temperos. E deixe cozinhar sempre mexendo paa não empelotar em fogo baixo. Vá colocando o leite de coco e sempre mexendo. Tempere com sal e pimenta do reino e uma colher de azeite de oliva. A consistência é cremosa mas não muito grossa, caso a agua seque acrescente até 250ml de aguá. Sirva em pratos fundos com um raminho de salsa e uma colher de creme de leite puxada com o garfo para decrar o prato. Rende quatro porções generosas.

Dica:
Os camarôes devem ficar macios e não borrachudos, para tanto cozinhar a sopa em fogo baixo após os ter acrescentado

Sirva em pão italiano redondo pequeno. AProveitado o miolo para fazer croutons.

Panqueca Integral

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Essa receita é uma receita antiga que achei em outra revista, fiz e ficou deliciosa. O pai de um amigo sempre fez panquecas(ou crepes) com a massa integral. E eu sempre gostei muito.

Ingredientes
Massa
3 Colheres de sopa de óleo
2 xícaras de chá de leite
2 ovos
1 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de chá de aveia em flocos
oleo para untar a frigideira
um caldo de legumes

Recheio
Cenoura cozida ralada
meio maço de brócolis picado
1 xícara de palmito picado
150 gr de creme de leite
1 caldo de legumes

Molho
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho amassado
4 tomates frescos sem pele e picados
1 tablete de caldo de galinha com azeite
1 pitada de açúcar
1 colher de sopa de manjericão fresco picado

Modo de preparo.

Massa
Bata no liquidificador os ingredientes, acrescentando a aveia em flocos por último.
Aqueça uma fridideira untadacom um pouco de óleo, coloque uma pequena porção de massa e deixe dourar levemente dos dois lados. Repita a operação até terminar a massa. Reserve.

Recheio
Misture todos os ingredientes. Recheie as panquecas e dobre as ao meio, e depois mais uma vez, formando um leque. E coloque-as num recipiente refratário e reserve.

Molho
Aqueça o azeite, e doure o alho amassado. Junte os tomates picados, o caldo, o açúcar, o manjericão, meia xícara de chá de água e deixe ferver até apurar. Despeje o molho sobre as panquecas e leve ao forno médio(180°C), preaquecido, por cerca de 10 minutos. Sirva quente.

Batata tostada com Mussarela

Achei essa receita em uma revista e achei maravilhosa. Uma maneira simples de preparar a tradicional batata tostada na frigideira, tão conhecida na Áustria, Alemanha e Suíça.


Ingredientes


3 batatas grandes
sal e temperos a gosto
óleo
1 xícara de mussarela ralada

Preparo

A batata suíça tostada tradicional é preparada sem recheio. Bastando acomodar as batatas raladas na frigideira e com uma espátula, apertá-las até formar uma massa.

1-Descasque as batatas e rale-as no ralador grosso.Tempere com seus têmperos favoritos.
2-Unte a frigideira com óleo e despeje metade da batata ralada. Deixe fritar a té que fique dourada.
3-Com a ajuda de um prato, vire a batata com um movimento firme e rápido. Leve de volta à frigideira para dourar o outro lado.
4-Espalhe a mussarela por igual e cubra-a com o restante da batata
5-Deixe dourar bem dos dois lados até que o recheio da mussarela derreta por completo.E sirva quente.


Dicas

Não lave as batatas para que elas não percam o amido, que as mantém grudadinhas. Sem o amido vira batata palha.
Use ao em vez de mussarela, requeijão, catupiry ou um queijo cremoso com sabor.
Misture presunto ou peito de peru ou ainda pedacinhos de linguiça.
Ou vegetais como milho, ervilha, vagem, agrião ou espinafre, tomate seco ou ricota, alho poró ou champions.

Pao de queijo sem óleo sem ovo, sem leite - Update.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

O Diógenes deixou uma pergunta na receita de pão de queijo, sem óleo e sem ovos, que deixamos aqui. Vou responder a pergunta do diógenes é: que tipo de queijo usamos aqui em Viena? E a resposta é: qualquer um. Claro que na verdade é uma tentativa e erro muito grande. Por que a gente vê por exemplo um queijo duro, numa feirinha de fim de semana e acha que ele vai ser bom, e aí o paladar nos trai.

As receitas clássicas de pão de queijo mineiro ou goiano, aconselham a escaldar o queijo com o leite quente, para aumentar o sabor do queijo e misturá-lo melhor ao povilho. Mas o povilho faz uma massa de características gelatinosa e um pouco elástica, nao só para o pao de queijo e também para a tapioca e outras coisinhas como o cuscuz brancos que é feito com a goma da tapioca bem seca.Eu acho incrível esse mar de possibilidade que a mandioca nos dá. O que da consistência e sabor ao päo de queijo é o povilho e o queijo. Eu evito usar queijos amargos, muito fortes ou muito salgado. Normalmente uso o Ementaler ralado, ou o pizakäse que nao deixa de ser uma muzarela como nós conhecemos. O parmesao, principalmente o Grana padano, costuma amargar e ficar muito salgado, entao o ideal se for necessário o uso do parmesao puro sempre misturando a outro queijo.

Vale também a possibilidade de fazer pao de queijo de uma forma mais fácil substituindo o queijo e o leite por dois potinhos de cream cheese ou o cottage, que uso principalmente para reduzir a bomba calórica que é o uso do ovo e do óleo. Fica täo gostoso quanto. Bem como sempre vale a criatividade.

E para dar um ar de fingerfood para festas... algo bem chique, uso ervas finas, paprika, curry, pedacos de pimentao, cebolinha, salsinha, azeitona. E ainda é possível fazer aqueles espetinhos com pao de queijo.


O uso do sal

Muitas vezes eu deixo de citar o sal nas receitas, é verdade e descobri a razäo. A primeira é por que o sal costuma a nos fazer conservar mais água no corpo. O que nos faz inchar. E também é para pessoas hipertensas ele ajuda a aumentar a pressao sanguíneas. Na verdade eu acho que o uso do sal depende muito do paladar. Claro que existem aquelas receitas como as de muffin que não pode se esquecer o sal, pois ele é altera o sabor na mistura e diminui o sabor do fermento, principalmente por aqui onde o fermento costuma ter gosto meio de azedo. Muitas vezes o queijo usado fazem o päo fica salgado. Entao eu aconselho que testem o sabor antes de assar toda a massa. Pois a massa as vezes parece salgada porém o pao fica sem sal.