Muffin...

segunda-feira, 15 de setembro de 2008


Muffin é nada mais, nada menos que um bolinho individual que é assado em uma fôrma de seis espaços, como essa aí da foto. (Ai que saudade das minhas!) Ou é Servido na forminha de papel.
Quando eu fazia faculdade em Brasília um professor que veio dos EUA, em uma reuniao em sua casa, nos serviu alguns Muffins. Ele havia morado alguns anos no EUA e casado com uma americana que fazia Muffins de Banana.E uma amiga que era americana me deu a receita diretamente do livro de receitas dela.

É bem verdade que se pode fazer Muffin do que se quiser. Do chocolate ás frutas cristalizadas passando pelas castanhas e nozes ou até misturar tudo junto. Para quem tem filhos pequenos é bastante divertido e pode decorar com chocolate granulado e bolinhas coloridas.

A assadeira para muffins é esta que está na foto. Mas para quem nao quiser comprar pode usar aquelas forminhas de papel que usamos para servir os brigadeiros, compre em casas de festas as de tamanho grande, acho que é 12. Elas vem encaixadinhas e cada encaixe tem 10 forminhas. Eu costumava destacar duas e colocar dentro dos buraquinhos da assadeira e cobrir com a massa. Ficam iguaizinhos os comprados nas lojas.
Vamos a receita?

Ingredientes

2 colheres bem cheias de margarina
2 xícaras de farinha de trigo
4 colheres cheias de açúcar refinado
250 ml copo de leite
2 colheres de fermento em pó.
2 ovos inteiros
1 colher de canela em pó - para quem quiser fazer o Muffin de maçã.

Preparo

1 - Em uma tijela funda misture os ovos, a margarina e açúcar em temperatura ambiente.Bata com colher de pau ou batedeira até que vire uma massa homogênea. Em seguida acrescente os ingredientes secos, farinha e o fermento em pó peneirados e a canela, vá batendo e misture o leite aos poucos.

2 - Prepare a assadeira untando os espaços para a massa de Muffin e povilhando com farinha de trigo para ficar mais fácil soltar. E despejando diretamente a massa sobre os espacos.
Se quiser assar nas forminhas de papéu é só colocar as forminhas nos espaços da assadeira da assadeira de Muffin ou organizalas em uma assadeira comum.E despejar a massa sobre elas.

3 - Deixe assar por 30 a 20min e espete os bolinhos com um palito para ver se já está assado totalmente, o cozimento depende do forno utilizado, tenha cuidado para não queimar..

Dicas
1 - Como já dito no texto, pode ser feito Muffin de frutas, gotinhas de chocolate, passas, frutas cristalizadas, pedacinhos de frutas como maçã, abacaxi ou ainda nozes amendoas ou amendoin picado. Ou
2 - Misture as frutas antes de ir para fôrma à massa com uma colher de pau, para ficar bem homogênea.
3 - Para o Muffin de maçã, rale primeiro a maçã na parte mais espessa do ralador, aquela usada para fatiar. E misture diretamenta na maçã e bata com uma colher de pau, para não ficar mais de um lado que o outro da massa.
4 - Use a canela quando usar frutas para contrabalancar o gosto
5 - Se quiser coloque um pouco de essência, como laranja, baunilha ou morango.
6 - Acrescente uma xícara de chocolate em pó a massa e após assar, com uma daquelas seringas de confeitar bolo, introduza chocolate derretido e leve ao forno para derreter o chocolate e sirva quente com sorvete e uma calda fica um ótimo Petit Gateu caseiro.
7 - Experimente fazer as seguintes combinacoes:
*Muffin de maca, passas e nozes
*Muffin de maca e canela,
*Muffin de banana e canela
*Muffin de chocolate com nozes

ou o que te der na cabeça.

2 comentarios:

Flavia Höck disse...

Oiii Gisele,

Adorei a postagem, super explicativa.
Obrigada por atender meu pedido da receita, anotei e testarei com certeza.
Abraçossssss

Márcia Taube disse...

Olá, Gisele! Sou amiga da Martha, vi seu blog e adorei as receitas. Adicionei á minha lista de favoritos, pois amei a proposta de coisas gostosas e rápidas na cozinha. É para consultar todas as horas!sucesso!

Um abraço!