Empadão de Purê de Batata

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Essa semana a Juli, uma de nossas leitoras, deixou um recadinho pedindo uma receita de empadão e como bem lembrou a Gi, tinhamos a massa brisé que ela jà havia postado. Deliciosa! Pra dar mais opçao ainda resolvi colocar mais uma... de batatas.

Foto By LuLu na Italia


A batata é uma hortaliça muito versatil que pode ser utilizada em uma infinidade de pratos, como acompanhamento de qualquer tipo de carne, ave ou peixe ou substituindo o arroz e o macarrão. A forma de preparo mais popular, a batata-frita, nao é a mais saudável, em função da perda de nutrientes e do excesso de gordura associado a este prato. Pra se ter uma idéia da diferença calorica, enquanto uma porção de batatas cozidas tem 75 calorias, a mesma quantidade de batatas fritas tem 274 calorias. Procure diversificar o uso da batata preparando-a também como salada, sopa, purê, pao, bolo salgado e cozido.
Compre somente a quantidade necessária para o consumo de 1 a 2 semanas, de modo a ter sempre produto fresco em casa. A batata pode ser congelada cozida ou crua. No primeiro caso, cozinhe as batatas, amasse-as como um purê, envolva-o em filme de plástico e congele-as. Ou entao, lave as batatas, descasque-as e pique-as em cubos. Mergulhe os pedaços em água fervente por cinco minutos e resfrie-os em seguida colocando-os em uma vasilha com água e gelo. Escorra a água, acondicione os pedaços em filme de plástico e congele.
A batata pode ser encontrada em uma grande diversidade de cores de casca e polpa. A maioria dos consumidores prefere batatas de casca lisa, sem defeitos e de ótimo aspecto externo, entretanto os especialistas avisam que pequenos defeitos na casca não comprometem a qualidade da polpa e o valor nutritivo da batata, sendo eliminados quando a batata é descascada. Evite comprar tubérculos brotados porque, estes sim, tem menor durabilidade e menor qualidade nutritiva.
Época de melhores preços no Brasil: de setembro a fevereiro.

As dicas acima e o papo almanaque, absolutamente enriquecedor, eu encontrei aqui nesse link.

Vamos a receita.

Para o purê
1kg de batata
1 col (sopa) de manteiga /margarina derretida
1 ovo

Para o recheio
300 gramas de carne bovina moída ou linguiça suìna moìda
1 col (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1/2 cebola picadinha
1 tomate picado sem pele
Sal e pimenta a gosto.

1- Coloque as batatas com casca pra cozinhar numa panela com bastante àgua e sal.
2- Esquente o azeite, doure a cebola e frite a carne moìda mexendo sempre.
3- Acrescente o tomate picado, mexa bem, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar por aprox. 5 min. Até os tomates murcharem bem. Tire da panela e reserve para esfriar bem.
4- Preaqueça o forno a 180°C.
5- Depois das batatas estarem cozidas, passe-as no espremedor ou amasse com garfo pra formar um purê. Acrescente a manteiga derretida, tempere com sal e reserve.
6- Numa forma refratària faça uma camada com metade do purê, outra com o recheio frio e cubra com o restante do purê.
7- Pincele com o ovo e leve ao forno preaquecido até dourar. Uns 20 minutos e pronto.

2 comentarios:

Anônimo disse...

HUmmm. Parece bom e fácil.
LU,vc nem vai acreditar que, em função do site, é claro, andei comprando acessórios de cozinha.hahahah.
Bem, no sábado...tentarei o empadão.
Bjs, KK

Unknown disse...

Lulu

Deixei uma promoçao pra ti no Blog da AMI

http://comuniami.blogspot.com/

Beijos