Torta de Batatas

sábado, 2 de agosto de 2008

Marido de plantao no fim de semana, entao, os sogros me convidaram pra ficar com eles, gentilissimos, passeando pela cidade, feiras, mercados, calçadao à beira mar... Como sempre acontecem altos rangos maravilhosos na casa deles, colei na minha sogra enquanto ela cozinhava e acabei aprendendo mais algumas delicias italianas, com o jeitinho siciliano dela de ser. Tudo de bom. Vamos às batatas...


Pra fazer a torta ela usou:
3 batatas grandes cortadas em fatias finas
300 g de queijo galbanino, muzzarela ou qualquer outro queijo que derreta
100g de presunto em fatias
200g de queijo parmesao reggiano ralado
Oleo de oliva extra virgem
Sal, pimenta branca moida na hora
Farinha de rosca pra polvilhar

A D. Liana pegou uma caçarola com fundo que dispersa calor e pincelou uma quantidade minima de azeite de oliva extra virgem, minima mesmo, e disse ainda que podia substituir por uns pedacinhos de margarina. A primeira camada foi de batatas que ela temperou com sal, pimenta e queijo parmesao. Colocou pedaços do queijo que derrete na segunda camada. Bem expalhadinho que é pra quando derreter cobrir toda a camada. Outra camada de batata, sal, pimenta, queijo ralado. Chegou a hora do presunto.. ou nao.. pra quem nao é de carnes pode ser um outro queijo diferente, que derreta também ou ainda o mesmo queijo da camada anterior. Por cima do presunto, que ela rasgou as fatias antes de colocar, ela pos mais pedacinhos de queijo. Outra camada de batatas, e a mesma coisa, sal, pimenta, queijo parmesao ralado e assim até as batatas terminaram. A ultima camada tem que ser de batatas, sal, pimenta e queijo parmesao.

A panela tampada foi pro fogo alto por uns 3 minutos, o suficiente apenas pro oleo do fundo esquentar. Ela me chamou, abriu pra me fazer sentir o chiado, tampou de novo e abaixou o fogo para o minimo. Ficou là, quietinha, tampada, por 25 minutos. depois desse tempo ela abriu, me mostrou com um garfo que as batatas estavam macias, polvilhou a farinha de rosca por cima, tampou a panela, desligou o fogo e deixou mais 5 minutos antes de servir. Pronto.

Serviu 4 pessoas. Comemos as fatias de torta com uma saladinha de alface romana, tomates cereja, pepinos, cenoura e cebolinha em conserva que ela mesma faz no aceto de maça .

- Fotos by LuLu na Italia -

2 comentarios:

Anônimo disse...

Lulu,
Isso não se faz com amigos!!!
Estou com a boca cheia d'água.
Ai, ai. Preciso emagrecer, mas com essas receitinhas deliciosass fica difícil!!!!
Beijossss, K

Ana disse...

Oi Lulu!
Eu acho essa sua receita m.to boa e interesante a maneira de fazer.Já
coloquei-a no meu arquivo.
Parabéns pelo blog,eu gosto de passar por aqui.
Ótima semana p/ vc.


Anakoelho